Artista Luciano Martins – Foto Edsoul
Desde 2005 a Associação Caminhos Para a Vida existe para buscar incluir pessoas com deficiência no mundo dito “normal”. Interação é a palavra que move as atividades desenvolvidas na casa, que hoje atende 17 jovens e adultos autistas, deficientes intelectuais e com paralisia cerebral entre outras.
Continua depois da publicidade
Certa vez, depois de uma visita no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, a coordenação da casa teve uma grande ideia: por que não levar até lá artistas que dessem junto às pessoas atendidas início a uma exposição própria? E não é que deu certo? A exposição deu tão certo que está indo para a sua terceira edição. Com uma única missão, ocupar espaços. Para que o máximo de pessoas possa ver que o que é produzido com muito amor e carinho, não só auxilia os alunos no desenvolvimento pessoal. Mas também mostra que interagir é apenas uma questão de oportunizar.
O artista plástico Luciano Martins fez parte da segunda exposição e estará na próxima envolvido, se doando e aprendendo com a turminha. Num desenrolo com o sangue bom, ele me disse que é simplesmente mágico poder estar ali no dia dia daquelas pessoas. Que a verdade da entidade está evidente no olhar de cada envolvido no seu funcionamento.
O resultado do belo trabalho estará exposto a partir do próximo dia 17 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina. Vá até lá, veja como os caminhos do amor se encontraram, que dar as mãos a outros seres humanos faz bem, encanta e nos une. Afinal de contas, às vezes pode até parecer que não, mas vivemos num único mundo.
Continua depois da publicidade