As famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família devem procurar a Secretaria de Assistência Social para fazer a atualização dos dados. O procedimento é obrigatório para que os grupos familiare continuem recebendo o benefício, processo que ocorre no mínimo, a cada dois anos. Em Joinville, 2 498 famílias estão na revisão cadastral.
Continua depois da publicidade
Para fazer a atualização, a pessoa deve comparecer na Secretaria de Assistência Social com todos os documentos dos membros da família. São solicitados a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, última folha de pagamento, uma conta de água ou luz e, para crianças menores de 16 anos, a certidão de nascimento e o atestado de frequência escolar.
As pessoas que precisam atualizar os dados do Bolsa Família já estão recebendo no extrato do pagamento do benefício um aviso sobre a obrigatoriedade do procedimento. Caso o beneficiário não atualize as informações, o benefício é bloqueado a partir de janeiro de 2013.
A revisão cadastral é necessária para que seja feito o acompanhamento das determinações exigidas pelo programa. É importante que a família informe os dados corretos e atualizados. Caso as informações não estejam corretas, além de perder o benefício, a família deverá devolver o recurso corrigido ao Governo Federal.
Continua depois da publicidade