Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul informa que está providenciando proteção e abrigo para o adolescente de 15 anos que sobreviveu a uma tentativa de assassinato em Joinville na noite de terça. O jovem era atendido no Abrigo Baependi, havia fugido da instituição e estava junto dos dois adolescentes que foram amarrados e mortos a facadas por criminosos no bairro Vila Nova, zona Oeste de Joinville.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, o garoto deve ser abrigado em outra cidade do Estado depois que sair do hospital, onde recebe atendimento devido aos ferimentos generalizados provocados durante o ataque. No comunicado, a Secretaria lamenta ainda a morte de outro adolescente, de 16 anos, que também recebia atendimento no Abrigo Institucional Baependi.
Conforme o esclarecimento do Município, o jovem que morreu havia saído do abrigo no dia 14 de janeiro para ir até uma agência bancária, onde trabalhava por meio do Programa Jovem Aprendiz. Porém, ele não retornou à instituição e, no dia 15, "a equipe técnica da instituição tomou as providências protocolares para o caso: no dia seguinte (15), registrou Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil e encaminhou relatório ao Ministério Público, ao Judiciário e ao Conselho Tutelar". O mesmo procedimento foi tomado com relação ao sobrevivente dos homicídios, que havia fugido do Abrigo no mesmo dia.
Quanto ao corpo do adolescente de 16 anos, a Prefeitura esclarece que o mesmo ainda se encontra no Instituto Médico Legal (IML) de Joinville e, quando liberado "será transferido para Jaraguá do Sul, onde todos os trâmites para sepultamento ocorrerão sob a responsabilidade do Município".
As motivações e as circunstâncias do homicídio, bem como o envolvimento do adolescente de 15 anos nesse caso, estão sendo investigadas pela Polícia.
Continua depois da publicidade