Os cinco candidatos a prefeito de Joinville se encontraram nesta quarta-feira (21) no primeiro debate da campanha eleitoral, promovido pelo NSC Total e CBN. Adriano Silva (Novo), Carlito Merss (PT), Luiz Cláudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL) estiveram nos estúdios da NSC para o confronto de ideias. A transmissão ocorreu exclusivamente pelo YouTube, que pode ser assistida abaixo, e pela CBN Joinville.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Veja como foi o debate entre os candidatos em Joinville

No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de quem perguntou foi pré-definida em sorteio entre as assessorias das campanhas. Na segunda parte do primeiro bloco, quem perguntou foi o colunista da NSC, Jefferson Saavedra e o coordenador da CBN Joinville, Cléber Grabauska, sobre os temas do projeto SC Ainda Melhor: mobilidade urbana, transporte público, atendimento em postos de saúde, educação e saneamento básico. A ordem dos candidatos que responderam também foi pré-definida em sorteio.

Veja fotos dos candidatos a prefeito de Joinville

Continua depois da publicidade

O segundo bloco repetiu a dinâmica do primeiro.

Já no terceiro, os cinco candidatos à prefeitura de Joinville tiveram 1 minuto e 30 segundos para responder à pergunta: “Caso seja eleito, quais são as prioridades do seu governo nos primeiros 100 dias?”. 

— As eleições municipais mexem com a gente pela proximidade, por tocar diretamente em nosso cotidiano. Por isso, em todas as nossas plataformas vamos sempre valorizar e incentivar a discussão construtiva de ideias e projetos, nos nossos debates, nas entrevistas, na cobertura jornalística dos candidatos. Nossos objetivos serão sempre mostrar a enorme importância da democracia e por que votar conscientemente é tão valioso — afirma César Seabra. diretor de Conteúdo da NSC.

Qual avaliação dos candidatos sobre o debate em Joinville

Adriano Silva (Novo)

“Um momento muito bom para nós mostrarmos todo o trabalho que nós fizemos em Joinville. Nós somos o governo que mais investiu em infraestrutura no município, várias pontes foram tiradas de papel. E é por isso que, nesses momentos, a gente consegue também desmontar certas narrativas e certos candidatos que tentam emplacar informações erradas e, com isso, mostrar que nós somos um governo sério, transparente e coerente. Por isso, a gente pede o seu voto. Eu peço esse voto de confiança para os próximos quatro anos. Vote 30, vote Adriano Silva.”

Carlito Merss (PT)

“Como foram só cinco candidatos, é importante porque a gente vai desmanchar essa Joinville do TikTok, das redes sociais, do Instagram e começar a falar da verdadeira Joinville, da realidade, dos problemas, as possibilidades que a gente tem de resolver os problemas. E eu, pela experiência que tive, tenho clareza que com as portas abertas em Brasília e em alguns projetos que eu já encaminhei junto com o presidente Lula, com o vice-presidente Alckmin, a gente vai conseguir reconstruir Joinville da forma como nós também estamos reconstruindo o Brasil.”

Continua depois da publicidade

Luiz Cláudio Gubert (MDB)

“Eu avalio que o debate foi democrático, foi de alto nível. Discutimos ideias e propostas para uma Joinville melhor. Eu consegui apresentar minhas ideias, não todas. Temos muito a apresentar ainda. Eu acredito que pelo nível das discussões aqui, os próximos debates vão trazer ainda mais subsídios para que nós possamos demonstrar que as nossas propostas, as propostas do MDB, são as melhores.”

Rodrigo Bornholdt (PSB)

“Foi um debate muito interessante, bom. Interessante que ele seja logo no início da campanha, que já é mais curta. Assim a gente já pode fazer os enfrentamentos diretos, como eu fiz com o atual prefeito, sobre a postura política de cada um. Eu defendo uma ampla rede de proteção social, mas sem onerar aqueles que contribuem, que pagam impostos. Que a gente tenha justiça social. Uma Joinville diferente, pensando diferente, feita para todos da cidade, do Centro e da periferia, sem maquiagem.”

Sargento Lima (PL)

“Muito boa avaliação do debate de hoje, alto nível, todos os candidatos estão extremamente participativos, se respeitaram, isso é importante também. Eu estou muito feliz de poder estar aqui, concorrendo à prefeitura da maior cidade do estado e grato pela abertura da emissora, grato a toda a cobertura da imprensa, muito feliz de estar aqui, saudável e com a permissão de Deus, sim, chegaremos lá à prefeitura da maior cidade do estado de Santa Catarina.”

Leia também

Veja como foi o debate entre os candidatos a prefeito de Blumenau no NSC Total

Como foi o debate da CBN e do NSC Total entre os candidatos a prefeito de Florianópolis

Candidato a prefeito mais rico de Joinville declara R$ 22,6 milhões em bens; veja lista