O Ministério do Turismo e o governo catarinense assinaram um convênio na tarde desta quinta-feira para a duplicação do trecho Norte da rodovia SC-401, que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina. O acordo prevê R$ 11,9 milhões de verbas federais com a contrapartida de R$ 3,4 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura.

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O Ministério vai liberar R$ 3 milhões para o início das obras e o restante do dinheiro deve ser enviado conforme o avanço da duplicação.

O valor do convênio não é suficiente para cobrir o custo total da primeira etapa da obra (de Jurerê até Ingleses), orçada em R$ 18,1 milhões pela Secretaria. Esse valor será o teto de propostas para as empreiteiras que entrarem na licitação.

Expectativa

A expectativa do governo é de que o custo seja reduzido por causa da concorrência. Além dos R$ 18,1 milhões para terraplanagem, pavimentação, drenagem, construção de um viaduto e proteção ambiental, o governo de SC ainda deve arcar com cerca de R$ 2 milhões de desapropriações na região.

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De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Spernau, o edital será para a duplicação de Jurerê até Canasvieiras, embora os recursos não sejam suficientes.

– Vamos licitar até Canasvieiras para não ter que fazer outra licitação mais para frente e podermos continuar com a mesma empresa que vai fazer a obra até os Ingleses. Nesse meio tempo, acredito que o governo vai tentar um aditivo junto ao Ministério do Turismo para receber mais recursos. Se não for possível, o governo deverá arcar com os custos extras – explicou o secretário.

Spernau afirmou ainda que a licença ambiental do Ibama para a duplicação já foi liberada. O edital de licitação deve ser lançado na próxima semana.

SC-401

A rodovia SC-401 é o principal acesso às praias do Norte da Ilha de Santa Catarina e está entre as mais movimentadas do Estado. O projeto de duplicação prevê duas pistas novas, recuperação das faixas atuais, um viaduto no bairro Vargem Pequena, pistas marginais, calçadas, acostamentos de 2,5 metros e ciclovias dos dois lados da rodovia e ao longo dos 4,8 quilômetros de extensão do trecho.

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A previsão é de que a obra seja concluída em 15 meses. Segundo o diretor de planejamento e projetos do Departamento Estadual de Infraestrutura, William Wojcikiewicz, se tudo correr no tempo previsto, a construção das novas pistas e do viaduto deve dura um ano e a recuperação das pistas atuais deve ser feita nos últimos três meses de obras. O projeto foi feito para que a pista tenha capacidade de fluxo de 33 mil veículos por dia.

O que dizem os especialistas

Na opinião de especialistas em trânsito, as obras no trecho Norte da SC-401 vão ajudar a diminuir os congestionamentos da região e já deveriam ter sido feitas há muito tempo. Para a doutora em Engenharia de Transportes, Lenise Goldner, é essencial que a duplicação seja feita em toda a rodovia.

– Quando a SC-401 passa de duas pistas para uma, no trevo de Jurerê, o trânsito fica estrangulado. As obras devem ajudar a reduzir esse problema – afirma ela.

De acordo com Lenise, quando a pista dupla terminava em Jurerê, as filas acumulavam os carros que iam para Ingleses e para Canasvieiras. Se a duplicação for feita pelo menos até Ingleses, apenas os motoristas que vão para Canasvieiras terão que trafegar por um trecho de pista simples.

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Mobilidade

Na opinião de João Carlos de Souza, doutor em Engenharia de Produção e professor do departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as obras na SC-401 são fundamentais para melhorar a mobilidade na região.

– No inverno não há tantos problemas, mas no verão os motoristas realmente sofrem bastante por causa do estrangulamento. A duplicação dessa rodovia começou há muitos anos e parou na metade. Já deveria ter sido feita há tempos – diz Souza.

Para o professor, o ideal seria que a construção das pistas chegasse a Canasvieiras, mas o trecho até Ingleses já deve reduzir os problemas de tráfego da região Norte para menos da metade.

Confira o local da primeira etapa da duplicação:

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