Foi assinado nesta terça-feira o convênio da Secretaria de Aviação Civil/Ministério da Infraestrutura com a Prefeitura de Chapecó autorizando o município a realizar concessão do aeroporto Serafim Enoss Bertaso para uma administração privada.
Continua depois da publicidade
Há cerca de um mês o governador Carlos Moisés da Silva já havia assinado documento em que concordava passar a outorga do aeródromo para o município, que na prática já administrava a unidade, de forma subdelegada. Ou seja, a União tinha delegado ao aeroporto para o Estado que o subdelegou para o município.
Com as autorizações do Estado e da União o prefeito Luciano Buligon (DEM) agora pode dar início ao processo de concessão.
– Esse foi mais um passo rumo a uma parceria público-privada. Recebemos a concessão por 35 anos e agora vamos cumprir outra etapas como a apresentação em audiência pública. Já temos uma empresa interessada e vamos lançar edital para ver se teremos mais propostas. No edital vamos colocar as responsabilidade que continuam com o poder público e o que fica com a empresa – disse.
Buligon espera que o processo seja concluído até metade do ano que vem. Ele relatou que a administração do aeroporto é deficitária para o município, que precisa investir e colocar funcionários na unidade. Somente neste ano estão previstos R$ 4,5 milhões no orçamento.
Continua depois da publicidade
– A partir da concessão posso utilizar esses recursos na melhoria do acesso ao aeroporto –disse.
A Prefeitura também aguarda a liberação dos R$ 10,6 milhões da SAC e do Estado para ampliação do terminal de passageiros.