A ordem de serviço que vai permitir o início das obras do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros, zona Leste de Joinville, foi assinada na manhã desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Na cerimônia, em um restaurante às margens da Lagoa do Saguaçú, na Baía da Babitonga, perto de onde ficará o parque, o prefeito Udo Döhler (PMDB) disse que pretende entregar a obra ainda este ano à população. O prazo contratual de obras é de seis meses.

Em discurso, Udo disse também que quer ver as obras do Zoobotânico e de um novo mirante no Parque Morro do Boa Vista, na região Central, além da segunda etapa do Parque Caieiras e o Parque São Francisco, na zona Sul, também concluídos este ano.

– Dar agilidade a estas obras foi um compromisso do nosso plano de governo para as áras de recreação e turismo -, afirmou a um público composto por vereadores, autoridades e moradores da zona Leste.

O financiamento para a construção de nove parques, ciclovias e uma nova via na zona Leste iniciou em 2006. O Porta do Mar teve os primeiros projetos apresentados em 2007, mas entraves como falência de empreiteira e necessidade de contratar um mergulhador arqueólogo para acompanhar as obras fez ela estar pronta para sair do papel só em 2013.

Continua depois da publicidade

Dos nove parques, três estão prontos (da Cidade, das Águas e do Morro do Finder). O do Morro do Boa Vista teve apenas acessos concluídos. Caieiras e São Francisco serão licitados em maio, segundo a Prefeitura. Parque das Nascentes e do Morro do Amaral, que ficarão por último, ainda dependem de desapropriações e sessão de terras.