A partir desta terça-feira, o CineBancários abriga a segunda edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. A programação, com entrada franca, exibe até o próximo domingo 18 documentários de diferentes nacionalidades, curtas e longas-metragens, com foco na inserção social.
Continua depois da publicidade
Todas as sessões do festival oferecem opções de acessibilidade: audiodescrição e catálogos em Braille, para deficientes visuais, legendas closed caption e interpretação em Libras, para deficientes auditivos, e acesso a cadeirantes. Também com entrada franca, serão realizados dois debates, no mesmo local, às 18h30min: Síndrome de Down: Trabalho e Vida Adulta, amanhã, e Educação Inclusiva, na quinta-feira.
A programação conta com cinco longas (veja no destaque ao lado). Entre os curtas, destacam-se títulos como o iraniano Quando Brilha um Raio de Luz, que mostra a forte relação de companheirismo entre duas irmãs, uma surda e outra com deficiência física severa (sessão no programa das 17h de hoje e sábado) e o brasileiro Aloha, sobre surfistas que deslizam sobre as ondas com apoio da tecnologia e de pranchas adaptadas (quinta-feira, às 15h, e sábado, às 19h).
Realizado no Brasil a cada dois anos desde 2003, o Assim Vivemos tem em 2012 seu circuito ampliado no Estado, com sessões em Pelotas, de 2 a 4 de outubro, e Santa Cruz do Sul, de 8 a 10 de outubro. O CineBancários fica na Rua General Câmara, 424, centro de Porto Alegre.
Longas-metragens em exibição:
Continua depois da publicidade
Além da Luz
De Ivy Goulart (Brasil, 2010, 82min). Sete pessoas cegas expõem suas dificuldades, alegrias, sonhos e emoções e mostram que o caminho para uma vida melhor se dá por meio da educação e da informação. O diretor também foi à França para contar a história de Louis Braille, o inventor do sistema de escrita tátil. Exibição: sexta-feira, às 15h.
Cidade Down
De Piotr Sliwowski e Marta Dzido (Polônia, 2010, 54min). Acompanha um ensaio fotográfico protagonizado por jovens com Síndrome de Down. Com apoio de um estilista e de um fotógrafo, eles incorporam personagens conhecidos do universo pop e dos contos de fada. Exibições (acompanham curtas-metragens): hoje, às 15h; amanhã, às 17h; domingo, às 17h.
De Corpo e Alma
De Matthieu Bron (Moçambique, 2010, 57min). A vida de três jovens portadores de deficiência física que moram em um subúrbio de Maputo, capital de Moçambique. Eles dão exemplo de autoestima, perseverança e criatividade para superar os desafios físicos e emocionais do dia a dia. Exibições (acompanha curta-metragem): amanhã, às 15h; sábado, às 15h.
História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil
De Aluízio Salles Jr. (Brasil, 2010, 60min). A evolução da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, das das mobilizações sociais na década de 1970 às conquistas para garantir o exercício da cidadania a 25 milhões de brasileiros. Exibição: sexta-feira, às 19h.
Continua depois da publicidade
Incluindo Samuel
De Dan Habib (EUA, 2008, 58min). Fotógrafo e jornalista, o diretor registrou no decorrer de quatro anos os esforços para seu filho Samuel, portador de paralisia cerebral, levar uma vida normal e plenamente incluída nas atividades da rotina familiar e comunitária. Exibições (acompanha curta-metragem): hoje, às 19h; quinta-feira, às 17h; domingo, às 19h.
Veja a programação completa em www.assimvivemos.com.br.