Longe das quadras, campos, pistas e piscinas, uma cerimônia na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, marca o lançamento oficial dos 53º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Este ano, o maior evento do esporte catarinense ocorrerá em Blumenau, entre os dias 20 e 30 de novembro. Em uma tentativa de resgatar a história e impulsionar o evento, que nos últimos anos perdeu o brilho de décadas atrás, a organização prepara uma série de homenagens e surpresas.

Na cerimônia de lançamento, prevista para as 19h, o jogador de basquete blumenauense Tiago Splitter, da Seleção Brasileira e do time norte-americano San Antonio Spurs, e o ex-atleta Romeu Jaehrig, multicampeão dos Jasc nos anos 1960 e 1970, serão homenageados. Os dois receberão a medalha Gran Mérito do Esporte, maior honraria concedida a um desportista catarinense.

Uma das novidades neste ano é que cada troféu em disputa na competição levará o nome de um ex-atleta. Uma das homenagens confirmadas é Michelle Splitter. Irmã caçula de Tiago, ela morreu em 2009, vítima de um câncer. A equipe que conquistar o título no basquete feminino erguerá o troféu que levará o nome da ex-pivô da Seleção Brasileira.

Continua depois da publicidade