A assembleia de trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), prevista para começar às 7h desta quarta-feira, no pátio da empresa, em Florianópolis, teve início uma hora depois. A discussão sobre a pauta de reivindicações deve ser finalizada para encaminhar a negociação com a direção.

Continua depois da publicidade

Por volta de 8h40min, a discussao ainda não havia tinha prazo de ser concluída. Embora a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público (Sintrasem) não confirme, a direção da Comcap teme que haja uma paralisação nos serviços de coleta de lixo e limpeza das ruas.

Segundo Antônio Zuccarelli Bagnati, presidente da Comcap, o atraso no início dos trabalhos deve acarretar em mais tempo para ser concluído o trabalho.

Por dia, 550 toneladas de lixo são recolhidas por dia, além da limpeza da orla da praia e das ruas comerciais e grande circulação em todos os bairros.

Continua depois da publicidade

Queda de braço

Os lados não se entendem quando o assunto é a explicação para a data da assembleia.

– Há uma legislação que determina os prazos-limite para negociações salariais e precisamos fazer isto antes de abril, o que nos leva a antecipar o encontro – explica Tiago Nascimento, diretor do sindicato e que acompanhava a assembleia nesta manhã.

A assembleia dos trabalhadores da Comcap ocorre um dia antes do encontro marcado para todos os funcionário. Para Bagnati, a assembleia serve para antecipar uma negociação usando a Comcap como ponto para uma “queda de braço”.

– A Comcap é uma empresa de economia mista e portanto não se baseia pela legislação eleitoral – justifica.

Continua depois da publicidade

Ele lembra ainda que houve um acordo em novembro do ano passado e que tem validade de dois anos.

Além da reivindicações para a data-base, são debatidos redução na jornada de trabalho e os erros nas folhas de pagamento.