Os assaltantes que invadiram uma cooperativa de crédito de Ilhota nesta terça-feira (29) e mantiveram reféns por cerca de três horas tomaram cafezinho na padaria ao lado antes do crime. Testemunhas relataram ter visto a dupla no local momentos antes do roubo, que terminou com os suspeitos presos, as vítimas salvas e o dinheiro recuperado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale por WhatsApp

A invasão aconteceu antes das 8h, quando os primeiros funcionários chegaram à agência do Sicoob, no Braço do Baú. Pouco antes, relata o auxiliar de padeiro, Samuelson Florêncio, os bandidos tinham tomado café na padaria ao lado da cooperativa. Quando os trabalhadores da panificadora perceberam que os “clientes” estavam cometendo um crime no imóvel vizinho, ficaram às portas fechadas enquanto a Polícia Militar agia.

Samuelson conta que a dupla entrou na padaria pouco depois das 7h. Ele diz nunca ter atendido os dois antes e estranhou a demora de ambos. Apesar de terem perguntado sobre os recheios dos salgados, os suspeitos não comeram nada, apenas tomaram três “cafezinhos”.

— Eles pareciam estudantes por causa da mochila. Pediram para esperar a chuva passar, mas estavam nervosos. Ficaram um tempo sentados e depois na porta, em pé, olhando para cima e para baixo — lembra o funcionário da padaria.

Continua depois da publicidade

Após pagar a conta com dinheiro, a dupla seguiu para a cooperativa, que fica no terreno ao lado. Segundo a PM, o vigilante da agência manteve contato com as equipes policiais para ajudar na negociação. Os bandidos pediram um celular, coletes à prova de bala e a presença da imprensa.

Primeiro, liberaram uma grávida. Depois, outra mulher. Restavam então as outras quatro vítimas. O Bope de Florianópolis foi acionado, assim como outras equipes da região. Sem necessidade de uso de força, a polícia teve sucesso na negociação e algemou os suspeitos para entregá-los à delegacia de Blumenau. Um deles estava com mandado de prisão em aberto por roubo a banco.

Duas armas foram apreendidas na agência e dois malotes com R$ 64,3 mil que estavam com a dupla foram recuperados. Tudo foi exibido aos jornalistas que acompanharam a operação na padaria em que Samuelson trabalha. A dona do estabelecimento também ofereceu um café da manhã aos policiais, em agradecimento por tudo ter terminado bem.

Leia também

Assaltantes se entregam em agência de Ilhota e liberam reféns; veja fotos

Assalto com reféns em agência bancária de Ilhota mobiliza polícia na região