Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul, o assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, foi recapturado no começo da tarde deste sábado em Santa Catarina. Papagaio estava escondido numa casa em Brusque, no Vale do Itajaí, informou o diretor da Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de SC, delegado Cláudio Monteiro.

Continua depois da publicidade

O assaltante foi surpreendido por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina. Segundo o delegado Monteiro, Papagaio estava com nome falso ao ser encontrado pelo Gaeco. O criminoso estaria escondido em sítios da região e mais uma vez foi preso refugiado no Estado.

A polícia suspeita que ele esteja por trás da onda de ataques a caixas eletrônicos com explosivos em SC. O assaltante foi conduzido para a sede da Deic, em Florianópolis, onde chegou por volta das 17h. Papagaio chegou na delegacia sujo e com alguns ferimentos. Segundo a polícia, ele resistiu à prisão.

O trajeto entre Brusque e a Capital catarinense foi feito em comboio com quatro viaturas. Um outro homem, que estava armado e foi preso com Papagaio, também foi levado para delegacia.

Continua depois da publicidade

Segundo o delegado Monteiro, Papagaio será autuado em flagrante por ter sido preso com documentos falsos.Ele deverá ser encaminhado ao RS, mas ainda não há data definida.

Até às 15h, o delegado ainda não havia feito contato a polícia gaúcha.

As fugas
1997
– Papagaio fugiu pela primeira vez, em Santa Catarina, livrando-se das algemas que o prendiam a uma cama de hospital, onde se recuperava de um tiro levado durante um assalto.
1999
– Menos de dois anos depois de começar a cumprir pena no Rio Grande do Sul, conseguiu escapar da Pasc, a mais segura cadeia gaúcha. Ele foi capturado no dia 6 de janeiro de 2000, no litoral catarinense.
2006
– Em junho, foi para o semiaberto, no albergue da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Fugiu três meses depois. Acabou sendo recapturado no dia 28 de novembro de 2006, em Balneário Camboriú (SC).
2007
– Em outubro, pouco mais de um mês depois da nova progressão de regime, o apenado fugiu pela quarta vez. No dia 22, se entregou às autoridades. Foi levado para o Albergue Padre Pio Buck, na Capital.
2008
– Em janeiro, fugiu pela quinta vez, do Instituto Penal Miguel Dario, em Porto Alegre, onde estava havia cerca de um mês. Foi recapturado em 4 de abril, em Tubarão (SC), e levado de volta à Pasc.