Menor cidade da região de Joinville, São João do Itaperiú definiu seu quadro para as eleições municipais bem antes do prazo final para as convenções. Desde o fim de maio, os 3.077 eleitores já viram polarizada a luta entre dois candidatos ao governo da cidade. Com isso, Rovani Delmonego (PSD), atual vice-prefeito, concorre contra Clézio José Fortunato (PMDB), que nas eleições passadas ficou em segundo lugar na disputa contra Valdir Côrrea (PP).
Continua depois da publicidade
Sem poder concorrer à reeleição, o atual prefeito, Valdir Corrêa (PP), costurou um acordo para lançar seu vice Rovani Delmonego (PSD) como candidato ao cargo. Enquanto isso, seu partido será representado por Gilberto Azevedo, presidente da Câmara de Vereadores, ocupando a posição de vice. Além das duas siglas, o PSDB também estará presente na chapa. As propostas de Rovani focam na pavimentação de regiões conhecidas da cidade, como a Lagoinha, a Estrada da Toca e porto de Itaperiú. Outra medida, colocada no plano de governo de duas páginas entregue ao TSE, é a construção de um posto de saúde no bairro Lagoinha e a construção de cem casas populares, que serviriam para atender à população de baixa renda do município.
Embalado na aprovação da PEC dos Bombeiros Voluntários, o candidato também promete aumentar o repasse para a instituição na cidade. Já a chapa da oposição é composta pelo ex-vereador Clézio José Fortunato (PMDB). Em 2008, ele acabou sendo derrotado nas eleições para prefeito por 301 votos. Como candidata a vice foi homologada Lúcia de Lima Soares (DEM). A democrata será a primeira mulher na história da cidade a compor uma chapa majoritária.
Continua depois da publicidade
Com propostas distribuídas por 15 páginas, o plano de governo de Clézio Fortunato (PMDB) é uma mistura de ideias para a cidade com justificativas do porquê ele deve ser escolhido prefeito. Clézio sugere, por exemplo, mudanças nas áreas de agricultura e turismo, com a criação de uma rota para o turismo rural e a construção de uma casa do agricultor para a venda de produtos da agricultura familiar. A criação da Defesa Civil e a recuperação das estradas na área rural também são propostas de governo, assim como a contratação de médicos, pediatras e ginecologistas.
Legislativo
Com nove cadeiras abertas na disputa, São João do Itaperiú é o partido que tem a menor concorrência para uma vaga na Câmara. Com 34 candidatos lutando por uma das noves vagas, o município terá uma média de 3,77. Mesmo assim, a média é superior à 2008, quando apenas 26 pessoas disputaram as nove cadeiras. Dos nomes na corrida, metade tem entre 45 e 59 anos.
Quando se trata de instrução, a maior parcela dos concorrentes não concluiu o ensino médio. Doze dos candidatos têm ensino médio incompleto. Apenas dois concorrentes têm curso superior. O partido que tem mais representantes é o PMDB, com 13 candidatos, seguido pelo PP, com nove. Já as profissões com maior número de representantes são agricultor e servidor público municipal.
Continua depois da publicidade