Ascurra recebeu quase meio milhão de reais para investir em obras de recuperação após o temporal que atingiu a cidade em 18 de janeiro. A informação foi divulgada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que repassou o dinheiro através da Defesa Civil Nacional.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Naquele dia, 200 milímetros de chuva caíram no município, que tem menos de 8 mil habitantes, em população estimada pelo IBGE, afetando mais da metade da área urbana e deixando cerca de 30% das casas alagadas. Como medida no processo de reconstrução, o governo Federal repassou R$ 448,5 mil para oito obras, e também liberou o saque do FGTS para os moradores atingidos.

Confira lista das obras que serão realizadas

  • Reestabelecimento da galeria e estrada na Rua Dom Bosco;
  • Restabelecimento do acesso ao Centro – Travessa Zonta;
  • Recuperação da Rua Giovani Bordin, no bairro Nossa Senhora de Lurdes;
  • Recuperação da Rua Apiúna I, no bairro Ilse;
  • Recuperação do Parque Per Tutti;
  • Recuperação Rua Dante Zonta, no bairro Estação
  • Restabelecimento da drenagem ao lado dos bombeiros, no bairro Estação;
  • Rede de drenagem pluvial no Centro.

FGTS liberado

Os moradores das áreas afetadas em Ascurra, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque do FGTS até o dia 17 de maio. Para acessar o benefício, é preciso possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. 

Continua depois da publicidade

A solicitação de saque é feita pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. 

Leia mais

Obras no maior gargalo da BR-470 em Blumenau serão retomadas

Quatro cidades de SC estão entre as 10 com imóveis mais caros do país