O grupo japonês de bebidas Asahi Group anunciou a assinatura de um acordo com grupo AB InBev, de capital belga e brasileiro, para comprar duas marcas, a italiana Peroni e a holandesa Grolsch de SABMiller.
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a Asahi não anunciou o valor, mas a AB Inbev havia citado em fevereiro uma oferta de 2,55 bilhões de euros (US$ 2,88 bilhões).
Essa operação supera um dos obstáculos à concretização da megafusão entre AB INbev e SABMiller, e depende do sucesso desta fusão.
A megafusão, mediante a compra da SABMiller pela AB InBev, foi anunciada em novembro do ano pasado, pela quantia de 112 bilhões de de euros (US$ 126,500 bilhões), uma das maiores aquisições já realizadas.
Mas a AB InBev terá que abrir mão de marcas europeias para tranquilizar as autoridades de concorrência, preocupadas com uma eventual posição de grande domínio no mercado.
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O grupo de capital belga e brasileiro havia anunciado em fevereiro ter recebido uma oferta da Asahi para comprar a Peroni e a Grolsch. A marca britânica Meantime também está no lote que o grupo japonês deve comprar.
Com a mesma intenção, o líder mundial de cerveja se desfazerá da participação da SABMiller em uma co-empresa chinesa, por 1,6 bilhões de dólares (1,4 bilhões de euros), assim como da cervejaria americana MillerCoors, esta vez por 12 bilhões de dólares.
A megafusão, que tem como objetivo abrir as portas do mercado africano à AB INbev, permitirá a fusão das marcas americanas Budweiser e belga Stella Artois, ambas do grupo belga e brasileiro, com a tcheca Pilsner Urquell, da SABMiller, entre outras.
Juntos, AB InBev e SABMiller produzem cerca de 60 bilhões de litros por ano, o triplo do atual número três do setor, a holandesa Heineken.
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– Riscos no Japão –
O grupo Asahi obtém apenas 10% de seu faturamento no exterior e, portanto, está exposto aos riscos de contração no Japão, país de população declinante e de idade elevada.
Por este motivo, busca oportunidades em outros mercados. Nos últimos anos realizou aquisições na Ásia e Oceania, mas agora procura oportunidades em outros continentes.
“Acrescentar à sua carteira duas marcas europeias que têm uma longa história na região, permitirá ampliar sua estratégia e oferecerá novos canais de vendas para sua marca de cerveja emblemática Super Dry”, explicou o jornal econômico Nikkei.
Asahi, que rivaliza no Japão com Kirin e Suntory, espera obter uma melhora em seus resultados de 2016: prevê um lucro líquido de 80 bilhões de ienes (640 milhões de euros), para um volume de negócios de 1,87 trilhão de ienes (14,9 bilhões de euros).
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