Dez jogadores das categorias de base do Flamengo morreram no incêndio que atingiu as dependências do CT Ninho do Urubu, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (8).
Outros três atletas ficaram feridos — a situação mais grave é a de Jhonata Cruz Ventura, 15 anos, que teve 30% do corpo queimado e está internado no Hospital Municipal Lourenço.
As autoridades do Rio confirmaram a identidade das vítimas no final da tarde desta sexta.
Confira quem são eles:
Continua depois da publicidade
Bernardo Pisetta, 14 anos
Goleiro da categoria sub-15, Bernardo Piseta, 14 anos. O primo dele, Alexandre de Lima, conta que os pais do jogador foram para o Rio de Janeiro. Bernardo esteve em Indaial até segunda-feira, quando retornou para os trabalhos na base do Flamengo.
Em Indaial, treinou por três semanas com o ex-goleiro e hoje supervisor da Fundação Municipal de Esportes da cidade, Elton John Cavali da Silva, para manter a condição física antes da reapresentação.
— Agora tudo passa pela nossa cabeça. Parece que eu sugeri a folga para que ele pudesse se despedir — lamenta o preparador.
— Sempre que ele estava em Florianópolis, ele vinha aqui na escola. Estudou com a gente desde pequeninho — relembra o diretor administrativo da unidade, José Mauro D'Ávila.
Christian Esmério, 15 anos
Considerado uma das grandes promessas da base rubro-negra, Christian era goleiro e acumulava convocações para a seleção brasileira sub-15. Gabriel Batista, terceiro goleiro do elenco profissional do Flamengo, usou as redes sociais para lamentar a morte do ex-colega de clube.
— Tive o prazer de te conhecer, infelizmente uma fatalidade interrompeu seu sonho, que deus te receba de braços abertos — escreveu no Twitter, compartilhando uma publicação do próprio Christian.
Continua depois da publicidade
Em seu Instagram pessoal, eram comuns as publicações de Christian na Granja Comary, local onde treina a Seleção Brasileira. Em um dos registros, ele posa ao lado do técnico Tite.
A informação da morte de Arthur Vinicius foi apurada pelo site G1, que conversou com uma tia do atleta. Morador de Volta Redonda, na região sul fluminense, o jovem completaria 15 anos neste sábado (9). Arthur morava com a mãe e a tia no bairro Volta Grande II, informou o portal.
Pablo Henrique da Silva Matos, 15 anos
Natural de Minas Gerais, Pablo defendia a equipe sub-15 do Flamengo e tinha um parente famoso no futebol brasileiro: o zagueiro Werley, do Vasco, com passagem pelo Grêmio entre 2012 e 2014.
Continua depois da publicidade
Athila Paixão, 14 anos
Natural de Lagarto, Sergipe, o jovem de 14 anos havia viajado no sábado para o Rio de Janeiro, para reiniciar os trabalhos no Flamengo.
Jorge Eduardo, 15 anos
Segundo o repórter Cahê Mota, do G1, a sétima vítima é Jorge Eduardo, volante, 15 anos, de Além Paraíba (MG). A informação foi confirmada por amigos e familiares.
Samuel Thomas, 15 anos
Lateral-direito de 15 anos, Samuel Thomas era natural de São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Gedson Santos, 14 anos
Recém-chegado ao Flamengo, o meia de 14 anos jogava antes no Athletico-OR. Era natural de Itararé, interior paulista.
Continua depois da publicidade
Rykelmo de Souza Viana, 16 anos
Nascido em Limeira, o volante era o mais velho entre os mortos. Jogava na categoria sub-17 e completaria 17 anos no próximo dia 26.