“O slogan da 75a Semana Brasileira da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, sintetiza o dia a dia e a vocação desse nobre ofício: “O protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar”. O tema concentra o conhecimento, a prática, a ética e o profissionalismo em torno do cuidado. Considero realmente que enfermeiras, enfermeiros, técnicas, técnicos e auxiliares são os principais atores na atenção à Saúde em instituições públicas e privadas.
Continua depois da publicidade
A Enfermagem corresponde a 60% da força de trabalho da saúde no Brasil. No Estado de Santa Catarina, temos um total de 48.367 trabalhadoras e trabalhadores na Saúde: 11.026 são da Enfermagem, 29.324 são técnicos e 8.017 auxiliares. São trabalhadores que estão em todos os cenários do cuidado e da atenção à saúde, trabalham em compartilhamento com os demais profissionais e, juntos, dinamizam o SUS. É um trabalho ligado diretamente à vida que requer, além de qualificação, muito empenho e dedicação, pois é preciso permanecer 24 horas na assistência aos pacientes. Daí a importância estratégica das lutas por melhores condições de trabalho, salários e por jornadas adequadas às funções.
Entendo que a sintonia com quem defende mais direitos para a Enfermagem significa estarmos unidos por melhores condições do acesso à saúde a todos. O cuidado pressupõe a atividade de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde. O exemplo mais significativo desse processo é a mobilização para aprovação do projeto 2.295/2000, que prevê jornada semanal de 30 horas. Em SC e nas articulações com parlamentares e com o governo federal, estou comprometida com a Enfermagem para conquista desse direito.
Garantir dignidade e valorização a esses trabalhadores será um avanço para a qualidade e segurança da saúde à população. Este é um compromisso coletivo dos membros da categoria e de toda a sociedade.“
Continua depois da publicidade