O aplicativo de timelapse do Instagram foi lançado nesta terça-feira e em um dia foram mais de 34 mil vídeos compartilhados na rede social com a hashtag #hyperlapse. A novidade, por enquanto disponível só para iPhones, permite que os usuários produzam vídeos em movimento e com estabilização de imagem.

Continua depois da publicidade

Zero Hora percorreu alguns pontos turísticos da Capital para testar a tecnologia e comenta os prós, contras e algumas melhorias possíveis da ferramenta.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Continua depois da publicidade

PRÓS

– Não é necessário criar uma conta para acessar o aplicativo, pois ele pode ser aberto diretamente pela câmera do celular.

– Comparado à forma clássica de se obter um vídeo em timelapse – por meio da captura de centenas ou milhares de fotos, uso de softwares específicos para edição, além de um tempo grande para o processamento de todo esse material – o aplicativo é muito prático e intuitivo de se utilizar. “Você aperta o botão, ele faz o resto”.

– Os vídeos podem ultrapassar os 15 segundos impostos pelo Instagram, pois ele é produzido antes de ser compartilhado. Assim, é possível realizar produções maiores, para publicar em outras redes sociais, como YouTube e Facebook.

Continua depois da publicidade

– Mesmo que para visualização no Instagram não sejam necessárias imagens em alta definição, o tamanho do vídeo exportado pelo aplicativo é em HD, com 1280 x 720 pixels de largura.

CONTRAS

– Fizemos uma tentativa de captação com o auxílio de uma lente fisheye acoplada ao aparelho, mas isso acabou tirando um pouco a estabilização da imagem, deixando o vídeo mais “tremido”.

– Como o vídeo é acelerado de forma automática pela ferramenta, não é possível aproveitar o áudio do ambiente – do contrário, o resultado seria aquela vozinha dos esquilinhos “Tico e Teco”. Contudo, seria oportuna a possibilidade de adicionar uma trilha aos clipes (como fizemos por meio de pós-edição nos vídeos abaixo), assim como alguns efeitos de imagem: contraste, tiltshift, vinhetas, filtros, etc.

Continua depois da publicidade

– Não é possível buscar um vídeo na sua galeria e passar pelo aplicativo. Ele só funciona com capturas feitas dentro da plataforma.

– Inicialmente, está disponível apenas para iOS.

Por todas essas funcionalidades, o aplicativo merece 4 ou 5 estrelas. No geral, é um excelente aplicativo para utilizar:

Em viagens para registrar pontos turísticos, como esse passeio pela Igreja das Dores:

Filmar trechos em movimento durante alguma viagem de carro (desde que o videomaker não seja o motorista):

Continua depois da publicidade

Permitir uma visão em 360º de determinados monumentos:

Registrar a prática de alguma atividade física ou esportiva, como fez o skatista Jonatan Naimaier, estudante, de 19 anos, na pista do Parque Marinha do Brasil:

Documentar o próprio dia a dia ou algum passeio a pé:

Para vídeos em alta velocidade:

Por fim, e não menos importante, filmar as peripécias dos pequenos, como em uma partida de futebol:

* Zero Hora