A tendência é que o cenário do verão em todo o mundo seja de temperaturas altas ou que vão aumentar ainda mais um pouco nos próximos anos. Então, é necessário que nos adaptemos e tomemos algumas medidas para aliviar as altas temperaturas. Para isso, podemos usar algumas soluções milenares da arquitetura para reformar ou adotar nas construções modernas.

Continua depois da publicidade

Portanto, se você quer aprender alguma dessas formas, acompanhe nossa reportagem e entenda como os antigos lidavam com o calorão.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Uma chaminé que atrai ar quente no Oriente Médio

Os povos mais ancestrais do Oriente Médio conviviam com um calor muito forte e um clima bastante desértico. Por isso, a população da região onde hoje é o Irã desenvolveu o que eles chamaram de Badgir, cata-vento numa tradução livre. 

Continua depois da publicidade

De acordo com o site Formaspace, essa construção arquitetônica é uma espécie de chaminé alta que leva o ar quente para cima e dissipa o ar quente  pelas entradas de ar do projeto. Mesmo assim, o local continua bastante agradável no inverno. 

Aqueduto no Subsolo dos persas 

Os persas, por outro lado, tinham outra maneira de se refrescar. Os chamados Qanats são aquedutos que transportavam água pelo subsolo; Além de ser uma solução para o transporte de água em longas distâncias, ele podia ser conectado com uma espécie de bagdir e refrescar ambientes. 

Janelas Orsi no Irã

Voltamos para o Irã, mas agora para apresentar um tipo diferente de janela. Ao contrário do que é comum no ocidente, onde as janelas são projetos planos e mais abertas, as janelas Orsi do Irã lembram caixas. Pois são projetadas para fora do edifício, parecidas com as que são as nossas sacadas. Com isso, se cria mais espaço para a brisa circular e o ar quente sair.

Continua depois da publicidade

Vaporização de água

A vaporização é um mecanismo simples mas muito eficiente contra o calor. A saber, a população do Egito Antigo costumava molhar tapetes e cortinas com água e colocar nas entradas de ar da casa, como portas e janelas. Graças às propriedades de resfriamento que água tem, o ar quente entrava um pouco mais fresco nas residências.

Habitações subterrâneas

Por fim, as comunidades mais antigas de cidades como a Capadócia, na Turquia Central, tinham o hábito de construir cômodos subterrâneos para aliviar o calor. As propriedades naturais de resfriamento do solo ajudavam para que esses anexos fossem um refúgio do calor no auge do verão. Além disso, a formação de rochas vulcânicas da região tornavam o subsolo bastante resistente, o que vem a calhar para construir essa espécie de porão.

Leia também

7 dicas para acertar na decoração da cozinha

As curiosas leis dos destinos de férias mais famosos pelo mundo

Conheça as vantagens de inserir plantas preservadas na decoração