Chame seu filho para ler esta matéria. Convide-o a elaborar uma lista de resoluções para o próximo ano. Abaixo, repassamos algumas dicas.

Continua depois da publicidade

Que tal aproveitar as férias para curtir mais tempo com o papai, a mamãe, os avós ou os irmãos? Quando você está em aula é aquela correria, não é? Vai para a escola, depois tem inglês, balé, natação, dever de casa, futebol, ginástica olímpica, esgrima e sabe-se lá o que mais. Nessa agenda lotada, quase não sobra tempo para fazer programas com a família. Mas você pode aproveitar as férias para tirar o atraso! E nem precisa gastar dinheiro para isso. Veja as dicas para fazer de 2010 um ano de coisas boas.

1) Curta o sol

Quem não gosta de tomar sol e brincar na piscina? Se você for sócio de algum clube na cidade, aproveite que não precisa pagar, e chame sua família para passar um dia agradável lá. Vale também para quem tem piscina no prédio mas não costuma usar muito. Só não esqueça de usar o protetor solar e de conhecer seus limites dentro da água.

2) Cuide de um bicho de estimação

Continua depois da publicidade

Você também pode aproveitar as férias para mostrar aos seus pais que já é uma criança responsável e preparada para cuidar de um cachorrinho. É uma boa oportunidade para fazer um monte de coisas com seus pais ou irmãos: levar ao veterinário, sair com o cachorrinho para passear, ensinar truques maneiros etc. E vocês ainda podem ajudar algum bichinho abandonado que precisa de um lar. Os sites www.proanima.org e www.shb.org.br explicam como encontrar animais para adoção e dão dicas de como cuidar do seu amiguinho.

3) Faça a festa dos brinquedos

Que tal juntar a família inteira para uma verdadeira bagunça? Vocês podem pegar todos os brinquedos e esparramar no chão da sala.

Dá para montar uma cidade inteira e brincar o dia todo – e ainda sobra tempo de arrumar a bagunça já que vocês não precisam ir para a escola.

4) Mergulhe nos livros

Por que não aproveitar as férias para colocar a leitura em dia? E isso pode ser ainda melhor se for um momento compartilhado com o papai, a mamãe ou a vovó!

Continua depois da publicidade

Você pode pedir que leiam as histórias de que você gosta ou até mesmo treinar sua leitura lendo livros em voz alta para eles. Também é legal ir para algum lugar tranquilo, como a sombra de um parque ou a cadeira do jardim, e, enquanto seus pais leem os livros deles, você lê os seus e ainda pode compartilhá-los com os amigos.