A infraestrutura vai ser o principal assunto tratado por deputados federais e senadores de Santa Catarina no café da manhã da bancada catarinense com o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Continua depois da publicidade
A pauta de reivindicações do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) foi definida em consenso na terça-feira. A lista possui sete obras em rodovias do Estado, um pedido de investimentos em portos e aeroportos do Estado e outro de verbas para manutenção de barragens de contenção de cheias no interior do Estado (confira abaixo).
Uma das obras em que os parlamentares vão cobrar fiscalização e execução orçamentária são as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Outro destaque entre as cobranças dos parlamentares é a duplicação da BR-470 nos quatro lotes já licitados, entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. A ampliação da rodovia é apontada como a principal obra do governo em andamento no Estado. Há reivindicações ainda sobre as BRs 116, 282, 280, 163 e 285. Outros deputados também podem apresentar pedidos individuais ao presidente.
Dos 16 deputados federais de Santa Catarina, apenas Pedro Uczai (PT) não deve participar do encontro. No entanto, mesmo assim ele assinou o documento com as reivindicações da bancada catarinense para o Estado.
O presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Rogério Peninha Mendonça (MDB), cita que Bolsonaro teve vitórias importantes no Estado, desde a eleição presidencial, quando recebeu 76% dos votos no segundo turno, até a votação da reforma da Previdência, em que 15 dos 16 deputados federais do Estado votaram a favor da proposta do governo.
Continua depois da publicidade
– O que cabe a nós, catarinenses, está sendo feito. Chegou a hora de o governo federal retribuir tal apoio – afirmou Peninha na terça-feira, após a reunião dos deputados catarinenses.
Pauta da bancada catarinense para o encontro com Bolsonaro:
– Agilidade nas obras de duplicação dos lotes já licitados da BR-470 e manutenção da pista no trecho de Indaial ao entroncamento com a BR-116, em São Cristóvão do Sul.
– Garantia de recursos para as obras de revitalização da BR-282.
– Celeridade nas obras de duplicação da BR-280, no Norte do Estado.
– Verba para a reconstrução da BR-163, no trecho de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira, conforme processo licitatório já finalizado.
– Aporte para conclusão da BR-285, Serra da Rocinha, no Sul de SC;
– Fiscalização e a execução orçamentária das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.
– Melhoria na infraestrutura dos portos e investimento em aeroportos com foco na aviação regional.
– Aplicação de recursos para manutenção das barragens de contenção de cheias no interior do Estado.
Acesse as últimas notícias do NSC Total
Continua depois da publicidade