A suspensão do X, o antigo Twitter, no Brasil, completou 24 horas, período em que a medida repercutiu internacionalmente, e deu espaço para o crescimento do número de usuários em outras plataformas. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ocorreu após a empresa não cumprir decisões judiciais, e ainda possui impactos financeiros para a plataforma.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O X tem perdido usuários nos últimos meses, e a interrupção pode significar um desafio na sustentação financeira da empresa no país. Ao redor do mundo, a imprensa internacional repercutiu a decisão de Moraes e posicionou a suspensão como coerente com a legislação brasileira.

O X descumpriu uma série de ordens da Justiça, como a determinação de bloquear perfis que estariam disseminando informações falsas e ataques à democracia. Multas, ameaças de prender representantes da empresa, o encerramento das atividades da plataforma no país e, por fim, a suspensão do serviço, se seguiram, em uma disputa judicial entre Moraes e Elon Musk, dono do X.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total

Continua depois da publicidade

Linha do tempo da polêmica do X no Brasil

Leia também

Musk cria perfil contra Alexandre de Moraes e promete vazar informações sigilosas do STF

Usuários do X reagem a perfil criado por Musk contra Alexandre de Moraes