Gritos desesperados, pedidos por água e socorro. É isso que relatam vizinhos à casa que pegou fogo e matou um homem e uma mulher grávida na madrugada desta terça-feira (25), no Centro de Blumenau. O incêndio começou por volta das 3h da madrugada e assustou moradores que vivem nas redondezas do Centro Cultural 25 de Julho, que fica próximo ao local da ocorrência.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Carlos Eduardo Pieri, que mora ao lado do imóvel, diz que se levantou para tomar água por volta das 2h50min quando começou a ouvir alguns barulhos. Cerca de 10 minutos depois, o fogo já consumia a casa de madeira onde viviam imigrantes venezuelanos.
— No começo eu e minha esposa não conseguimos identificar o que estava acontecendo, e tentamos voltar a dormir. Só que depois das 3h nós começamos a ouvir mais barulhos e uma mulher gritando, dizendo que ia morrer. Nos levantamos e quando vimos o fogo já estava bem forte. As pessoas gritavam, pediam por água — conta Pieri.
> Incêndio mata casal e destrói casa onde moravam imigrantes em Blumenau
Continua depois da publicidade
A jornalista da NSC TV, Valeska Lippel, que mora próximo ao local do incêndio, conta que acordou com gritos desesperados que vinham da região da Rua Alberto Koffke. A repórter chegou a gravar um vídeo que mostra a dimensão das chamas que consumiram totalmente o imóvel onde moravam 18 pessoas — sendo 12 imigrantes venezuelanos e dois argentinos.

— Uma das coisas que dava para ouvir era alguém gritando “tá viva, tá viva”. Os vizinhos começaram a se reunir e uma pessoa saiu correndo em direção ao Corpo de Bombeiros para pedir ajuda. A casa, que era de madeira, queimou muito rápido. Conforme o fogo ia aumentando, a gente via as vigas caindo. Se alguém estivesse lá, não conseguiria sair — relata Valeska.
Segundo os bombeiros, foram usados 40 mil litros para o combate ao incêndio que destruiu a residência de aproximadamente 350 metros quadrados. Durante o trabalho, os profissionais encontraram os dois corpos carbonizados, de um homem e de uma mulher.
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou ao Santa que a vítima estava grávida. A identificação dos corpos, porém, ocorrerá por um exame de DNA que demora de 4 a 6 meses para ficar pronto.
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil de Blumenau vai abrir um inquérito ainda nesta terça-feira (25) para apurar as causas do incêndio.