Florianópolis é a cidade de Santa Catarina com o maior número de casos ativos de coronavírus, e a microrregião da Capital é responsável por 1 a cada 3 casos registrados no Estado. De acordo com o secretário de saúde de Floripa, Carlos Alberto Justo da Silva, o Dr. Paraná, os números podem seguir crescendo se os cuidados não forem retomados pela população.
Continua depois da publicidade
> Um em cada três casos ativos de coronavírus em SC está em cidades da Grande Florianópolis
— Os dados de hoje refletem de 14 dias pra cá, reflexo daquelas semanas que nós tivemos e servem de alerta para a população. Embora as pessoas estejam cansadas da máscara, o vírus não está. Se não continuarmos nos cuidado vamos ter uma aumento progressivo nos números de contágio e isso vai se refletir no mapa de risco da cidade – apontou o secretário.
O município tem acompanhado a situação nos postos de saúde e emergências e os atendimentos estão aumentado. De acordo com o Dr. Paraná, o nivel de risco da microrregião de Florianópolis pode ser alterada se a população for mais consciente.
— O que mais me preocupa é o controle. Nós tivemos um aumento muito grande de pacientes sintomáticos respiratórios dentro dos centros de saúde, das emergências. Estamos acompanhando a ocupação hospitalar, os dados do covidômetro e acreditando que o governo do Estado se dedique no controle da matriz de risco de forma deaqueada para que a gente possa tomar decisões em toda a região no sentido de controlar a epidemia.
Continua depois da publicidade
O controle desta situação passa pela conscientização de toda a região de que precisamos obedecer as regras sanitárias. Dr. Paraná
> Quer receber notícias da sua cidade por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Cidades com mais casos ativos:
Florianópolis 1.537
São José 1.055
Palhoça 536
Blumenau 438
Joinville 385
Tubarão 206
Concórdia 197
Chapecó 184
Biguaçu 179
Jaraguá do Sul 147
Ouça a entrevista na íntegra:
Leia também:
Pedestres e agentes da GMF são atacados por abelhas na Ponte Hercílio Luz
“As pessoas estarem cansadas de máscara não vai fazer a pandemia ir embora”, diz médico
Florianópolis cancela queima de fogos no Réveillon e vai redirecionar verba
Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC