Guarda-roupa sem graças é quase um pecado com os criativos na área de desenvolvimento de produto das indústrias. Como se não bastasse o que sai das linhas de produção,arquitetos, estilistas e designers de superfície são chamados a contribuir com personalidade no final da especificação.
Continua depois da publicidade
É um põe e tira inovador dantes nunca visto. Sem puxadores e com estampa são as portas marcadas pelo invisível acionamento por toque propiciado pela tecnologia. Trata-se da limpeza estética projetada pelo escritório Edgar Casagranda Arquitetura para a S.C.A. valorizando apenas o traço de Niemeyer sobre a base – investimento na estampa.

No caso do armário projetado pela arquiteta Cristiane Coelho Corrêa, conhecida como Kika Corrêa, na superfície limpa em tom quase fendi, os puxadores estão ali, com discrição e estilo (foto no alto). O projeto luminotécnico valoriza a proposta vigiada pela gata Gala, de personalidade forte como a homenageada mulher de Dalí.
– Usei embutidos com lâmpadas PAR 20, que produzem uma luz aconchegante e iluminam bem, dando fidelidade de cores, sem esquentar. Como esse banho de luminosidade,achei desnecessário usar luz embutida no armário – explica Kika, que especificou um roupeiro de três portas grandes, com profundidade de 60cm (a ideal para não amassar as roupas nos cabides) para uso exclusivo do marido – a esposa tem um closet espelhado. O diretor de marketing da Florense, Mateus Corradi, traduz a mudança intensa no mercado de armários de luxo e closets e identifica dois estilos:
– Moderno,com linhas retas,acabamentos contemporâneos (como o projeto de Kika), com uso de madeira natural, brilho e pinturas que valorizam as tendências.E clássico, com apelo estético e que remete ao passado, mas não deixa de lado tecnologia,design e bom gosto – diz, e destaca o emprego de tecidos, couros, matelassê e cores.
Continua depois da publicidade
Bem-vinda, moda
– A tendência é ser prático sem abrir mão da estética – resume Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento de produtos do Grupo Unicasa. O antenado Busin conta que tem visto em feiras pelo mundo uma “corrente pelo clean: sistema de abertura por toque ou pelo uso de cavas (ausência de puxadores), perfil batente e corte em 45º (que possibilitam a abertura sem uso de puxador)”.

Mas isso não é uma limitação – ele vê tanto a possibilidade de ousar nos padrões quanto a de ser clean, usando a premissa minimalista.

– A novidade que estamos vivendo é uma maior proximidade entre decoração e moda, universos complementares. Isto existe há tempo, porém os estilistas estão abrindo o leque de oportunidades e emprestando criações para móveis e objetos – diz – Reinaldo Lourenço está aí para comprovar.
Longe de propor limitações, Busin diz:

– Fashion é o que tem a nossa personalidade e ousadia. O que nos faz nos sentir bem, está valendo.
Continua depois da publicidade