Nos últimos anos, as mulheres vêm conquistando seu espaço em lugares que historicamente eram ocupados por homens. Não é tão surpresa encontrar mulher liderando uma equipe de profissionais ou, até mesmo, uma empresa.

Continua depois da publicidade

Isso foi graças ao seu empenho em estudar e mostrar que é tão competente quanto os homens. Ainda sabemos que nem todas as mulheres ganham o mesmo salário que seu colega de trabalho executando a mesma atividade. Sabemos que o caminho é longo para afastarmos de vez este preconceito.

:: Leia mais sobre negócios e gestão em Negócios & Cia

E quanto às suas finanças? Elas conseguem administrar suas contas e planejar seu futuro? Sabemos que a mulher age mais com a emoção do que com a razão, e que o comércio em geral é voltado para elas. A maior parte das vezes é a mulher quem decide a compra de um simples eletrodoméstico para a casa ou de um automóvel para a família.

De acordo com a Bovespa, do total dos investidores daquela instituição, 77% são homens e 23%, mulheres. De acordo com a Serasa, elas são menos inadimplentes que os homens. Um bom sinal de responsabilidade e conservadorismo.

Continua depois da publicidade

Muitas delas deixam a tarefa de administrar as finanças por conta de seus companheiros, não assumindo com ele a responsabilidade de cuidar das contas da família e, muito menos, pensar no futuro deles.

Seria interessante o casal conversar sobre este assunto e combinar um percentual de seus rendimentos que cada um vai dar no planejamento financeiro da família. Se ambos pensam em ter um futuro tranquilo, é bom planejar em conjunto. Dessa forma, ficará mais fácil entender o que cada um precisa fazer para atingir a independência financeira.