A chegada de montadoras chinesas ao Brasil está abalando a zona de conforto de marcas mais tradicionais. Desde 2023, o mercado brasileiro não é o mesmo: ano foi marcado pela “invasão chinesa”. GWM e BYD iniciaram a venda de carros híbridos e elétricos e passaram a ditar tendências do segmento, com carros mais econômicos, bem-acabados, tecnológicos, confortáveis e a preços competitivos. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com estudo da consultoria Bright Consulting, BYD e GWM conquistaram uma participação de liderança no mercado de eletrificados, deslocando a Toyota que mantinha 40 a 50% das 5 mil vendas mensais até julho de 2023. Hoje, o mercado mensal está na faixa de 14 a 15 mil unidades de eletrificados.

As vendas dessas empresas vieram como volume incremental aos eletrificados vendidos até então, mas foi no mercado total onde as consequências foram mais “dramáticas”, segundo a Bright, com marcas e modelos a combustão substituídos pelos novos produtos chineses eletrificados.

De forma geral, praticamente todas as montadoras perderam participação com a nova divisão de mercado, e não necessariamente por culpa das chinesas, segundo a Bright:

Continua depois da publicidade

  • A Fiat perdeu principalmente em picapes substituídas pela Rampage, da RAM, e em veículos de entrada para o VW Polo Track;
  • A Toyota perdeu a liderança do mercado de eletrificados e teve seus produtos a combustão também substituídos;
  • A GM perdeu em todas as frentes;
  • A Renault perdeu devido à falta de produção do novo Kardian (houve greve na fábrica por mais de um mês);
  • No sentido inverso, Caoa Chery e Nissan cresceram suas participações ancoradas em políticas comerciais mais agressivas;
  • A Ford cresceu no mercado de picapes pelo lançamento da Ranger renovada;
  • VW, Hyundai, Honda e Citroën resistiram com pequenas variações na participação de mercado;
  • BYD e GWM abocanharam 4,1 pontos percentuais do mercado.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Três passos para manter a lataria do seu carro bonita e valorizada durante o verão