A 19ª edição do Prêmio MPE Brasil reconheceu as nove micro e pequenas empresas mais inovadoras e competitivas do Estado na noite desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Foram mais de 1,8 mil inscrições, que passaram por um rigoroso sistema de avaliação. Consultores do Sebrae visitaram as 32 empresas melhores pontuadas no questionário de inscrição e escolheram 23 para a final. Na noite desta terça-feira, somente nove saíram vitoriosas.
O MPE Brasil reconheceu negócios de várias regiões do Estado em nove categorias (confira na tabela). O prêmio é uma realização do Sebrae, Grupo Gerdau e Grupo RBS com o apoio do Movimento Catarinense para a Excelência e do Movimento Brasil Competitivo.
Todas as finalistas vão receber quatro horas de consultoria do Sebrae. Já as vencedoras, além da consultoria, vão ganhar o selo de qualidade MPE Brasil, uma vaga em um curso de Excelência em Gestão do Movimento Catarinense de Excelência, visita técnica a grandes empresas e a participação na etapa nacional do prêmio em 2013.
Continua depois da publicidade
Segundo a gestora estadual do MPE Brasil, Ana Lídia de Souza, as empresas catarinenses vencem categorias do prêmio nacional quase todo ano. Em 2011, a Escola Técnica Dama, de Canoinhas, levou o 1o lugar em Educação.
– SC é um Estado empreendedor, que melhora a sua qualidade de gestão empresarial a cada ano – avalia Ana Lídia.
Conheça todas as premiadas:
Categoria Comércio: Aumecal – Auto Mecânica Capinzal
Há quanto tempo a empresa existe: 37 anos
Cidade: Capinzal
Número de funcionários: 16
Diferencial: Transparência. Todas as planilhas que mostram o andamento financeiro da empresa ficam expostas na parede de uma sala toda segunda-feira. Ali, os funcionários podem participar do planejamento estratégico da mecânica.
Continua depois da publicidade
Dica da premiada: Participar de eventos e não desperdiçar oportunidades. O diretor da Aumecal, Valêncio José de Souza, conta que, em função do prêmio em Florianópolis, um funcionário dele, de 50 anos, viu o mar pela primeira vez. Outra dica é dar a cara a bater para fazer a diferença.
Palavra do empreendedor: “O diagnóstico dos consultores melhora a empresa. É importante recebermos essa avaliação de quem está de fora. O prêmio, para nós, é um norte. Recomendo a inscrição. A partir de agora, queremos oferecer um serviço compatível à alta exigência dos consumidores”, opinou o diretor Valêncio José de Souza.
Categoria Indústria: Acetecno do Brasil
Há quanto tempo a empresa existe: mais de 20 anos
Cidade: Indaial
Número de funcionários: 21
Diferencial: Qualidade. Possui certificação ISO 9001 desde o início da operação.
Dica da premiada: Rastrear todos os passos da produção para dar assistência ao cliente no pós venda.
Palavra do empreendedor: “O prêmio foi importante por tornar a empresa conhecida no Estado e no país. Para o futuro, não devemos mais participar do prêmio, porque queremos crescer e deixar de ser uma pequena empresa.” Claudinei Neves de Barros, gerente de vendas.
Continua depois da publicidade
Categoria Educação: Sociedade Educacional Pinhalzinho – Horus Faculdade
Há quanto tempo a empresa existe: seis anos
Cidade: Pinhalzinho
Número de funcionários: 60
Diferencial: Qualidade de ensino, com o curso de Educação Física na primeira posição do Enade 2012 entre as instituições privadas, o de Sistemas de Informação na quinta posição e, no Enade do ano passado, o de Ciências Contábeis em segundo. Destaque também para as ações sociais da empresa.
Dica da premiada: Ter familiaridade com a área da educação para abrir um negócio no ramo.
Palavra do empreendedor: “O prêmio só dá mais incentivo à nossa proposta de valorização de funcionários e acadêmicos, ensino de qualidade e responsabilidade social. Agora, temos projetos no MEC para ampliarmos o número de cursos da faculdade, inclusive com cursos técnicos.” Sergio Mazonetto, diretor presidente.
Categoria Agronegócio: Empresa Rural Tansini
Há quanto tempo a empresa existe: mais de 10 anos.
Cidade: Quilombo.
Número de funcionários: dois.
Diferencial: Organização, vontade de crescer e primar sempre pela qualidade, na busca pela perfeição em sua área de atuação.
Continua depois da publicidade
Dica da premiada: Trabalhar com muita dedicação, esforço e organização.
Palavra do empreendedor: “O prêmio é uma realização de um longo trabalho nosso, feito com satisfação. Me sinto recompensado e agradecido. Para o futuro, penso em crescermos almejando qualidade e a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente.” Alexandre Tansini, proprietário.
Categoria Serviços: N Serviços de Conservação Patrimonial
Há quanto tempo a empresa existe: sete anos
Cidade: Tubarão
Número de funcionários: nove
Diferencial: responsabilidade nos serviços e atendimento à demanda crescente por serviços de retoques e manutenção dos imóveis
Dica da premiada: Só com planejamento e persistência é possível crescer nos negócios no Brasil.
Palavra do empreendedor: “Mesmo sendo administradores, tínhamos dificuldade de identificar qualidades e fraquezas na empresa. A consultoria do Sebrae nos ajuda a identificar processos e a documentá-los. De 2011 para 2012, nosso faturamento cresceu 400%. A meta, agora, é manter um crescimento sustentável, aproveitando a defasagem desse tipo de serviço no aquecido setor da construção civil.” Fernando de Medeiros, presidente
Continua depois da publicidade
Categoria Serviços de Saúde: Laboratório de Análises Clínicas Vida
Há quanto tempo a empresa existe: seis anos
Cidade: Videira
Número de funcionários: 11
Diferencial: A busca pela qualificação desde o início da empresa, que obteve a certificação internacional ISO 9001 em 2008, assim como uma série de certificações específicas para o setor laboratorial, o que resultou na melhoria do atendimento para os clientes e facilitou a gestão administrativa da empresa.
Dica da premiada: Procure qualificações para o ramo do seu negócio e se foque na melhoria da gestão de sua empresa. Não se canse de ler, buscar informação e se aprofundar cada vez mais. Eu, por exemplo, tinha formação na área farmacêutica, mas precisava dominar a parte empresarial.
Palavra do empreendedor: “O MPE reconhece a forma de sucesso que é conduzida a gestão da empresa, portanto é muito gratificante saber que estamos no caminho certo para ter um negócio com as melhores. A partir de agora, queremos melhorar o atendimento e a gestão da empresa cada vez mais. Por isso vamos ler, buscar, nos inscrevermos em outros prêmios e anos aprofundar nisso.” Maribel Emilia Gaio, diretora.
Continua depois da publicidade
Categoria Serviços de TI: Zetta Brasil
Há quanto tempo a empresa existe: quatro anos
Cidade: Pinhalzinho
Número de funcionários: 11
Diferencial: Para melhorar a forma de gestão, a empresa que produz softwares e concorreu pelo terceiro ano consecutivo, cresceu 400% em quatro anos ao planejar suas ações baseadas na certificação ISO-9001, focando na qualidade de gestão e na melhoria dos produtos.
Dica da premiada: Investir em qualidade faz a diferença. É o que faz todas as outras questões virem junto, como a satisfação do cliente, o controle dos dados e o gerenciamento do estoque.
Palavra do empreendedor: “Ele comprova todo o investimento que nós realizamos nos últimos e atesta a nossa busca por qualidade. Faz a gente aprender a trabalhar com duas expressões muito fortes, que são ‘meta’ e ‘indicadores’, itens que ganham muito espaço na nossa agenda. Agora, estamos investindo em três novos projetos, para lançar no início de 2013. Queremos conquistar ainda mais mercados, depois de aplicar os conceitos durante o MPE, com um programa que desenvolve outros softwares, outro voltado para o turismo durante a Copa de 2014 e mais um para a área de medicina.” Wilson Cesar Savegnano, diretor comercial.
Continua depois da publicidade
Categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social: Equilíbrios Camisetas Promocionais
Há quanto tempo a empresa existe: 18 anos
Cidade: Navegantes
Número de funcionários: 40
Diferencial: A escolha por trabalhar com produtos recicláveis, como camisetas e bolsas a partir de garrafas PET, foi determinante para melhorar a empresa, que se focou na melhoria da gestão no atendimento e pontualidade de entrega dos produtos.
Dica da premiada: Nunca desista do negócio. Ser empreendedor é persistir e acreditar que a melhoria na gestão da empresa é algo possível de se conquistar.
Com a palavra, o empreendedor: “O prêmio nos motiva para buscar cada vez mais a excelência, principalmente na gestão financeira. Isso deve nos levar para uma posição mais privilegiada no mercado. Hoje, trabalhamos com camisas, camisetas e ecobags a partir de garrafas PET, mas queremos crescer nossa presença no mercado, ampliando em 25% no próximo ano. Estamos desenvolvendo novos produtos na área têxtil para lançar no início de 2013.” Rogério Tomaz Correa, proprietário.
Continua depois da publicidade
Categoria Destaque de Inovação: Rioar Automação Industrial
Há quanto tempo a empresa existe: 17 anos
Cidade: Rio do Sul
Número de funcionários: 18
Diferencial: A empresa, que foi finalista pela terceira vez, adotou um novo modelo de gestão, baseado na excelência de qualidade. As informações são compartilhadas com os colaboradores em reuniões mensais, onde os indicadores são apresentados e debatidos.
Dica da premiada: Participar ajuda a melhorar a sua empresa, porque a cada vez que você preenche o relatório para mostrar como está sua empresa, são apresentadas observações. A partir daí, basta seguir as orientações e colocar em prática.
Palavra do empreendedor: “O prêmio incentiva a melhorar a qualidade na gestão da empresa. Nos faz pensar em investimento contínuo em qualidade, oferecer cursos para funcionários e pensar em inovação constam ente. Para o futuro, a busca por excelência deve ser contínua, implantando ideias novas. É preciso estar sempre se atualizando, participando em cursos, aperfeiçoamento e aproveitando as ideias que vêm dos próprios colaboradores.” Daniele Regina Theis, sócia gerente.
Continua depois da publicidade