O ano é 2014 e você está comemorando o anúncio de um relógio da Apple. Agora, 10 anos depois, o item já tornou-se parte do cotidiano e podemos dizer que grande parte da população sabe como ele funciona. Além desta invenção, outras tecnologias lançadas naquele completam uma década.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Selecionamos a seguir as cinco inveções que completam 10 anos em 2024 para que você possa relembrar, ou conhecer, como era o desenvolvimento tecnológico da época. A lista inclui dois produtos da renomada marca fundada por Steve Jobs, mas também mostra estudos revolucionários e o começo de itens de assistência pessoal.

Continua depois da publicidade

Confira as cinco invenções que completam 10 anos em 2024

Iphone 6 e Iphone 6 Plus

Os celulares da Apple, já em versões de número 15 e 15 Pro, estavam ainda apenas na versão 6 em 2014. Na época, o design mais arredondado e a tela com mais polegadas fez com que a marca entrasse no mercado deste tipo. A versão básica tinha 4,7 polegadas e a Plus tinha 5,5 polegadas. Uma década depois, as telas do modelo Pro chega a 6,12 polegadas.

“Olá, Alexa”

Antes de 2014, dizer “Olá, Alexa” seria pouco provável já que o assistente pessoal foi anunciado há 10 anos, sendo lançada oficialmente em 2015. A Alexa foi apresentada com o dispositivo Echo, da Amazon, que até hoje é um dos mais vendidos no mundo. Desde então, milhares de outros equipamentos possuem compatibilidade com a Alexa, e a invenção tornou-se referência na criação do segmento de assistentes pessoais.

Continua depois da publicidade

Lançamento do Windows 10

Em abril de 2014, na Build Conferência da Microsoft, foi revelada a versão atualizada do sistema operacional da marca, o Windows 10. Sucessor da versão 8,1, o sistema operacional foi revolucionário por colocar o botão iniciar em um layout para telas sensíveis ao toque. Aplicativos padronizados com outros produtos Microsft e a capacidade de executar as aplicações da Windows Store também são inovações.

Robôs-cupins

Há uma década, pela primeira vez, um estudo de Harvard conseguiu reproduzir o comportamento animal em robôs. De acordo com os cientistas da descoberta, o comportamento coordenado dos cupins serviu de referência para que os robôs agissem de forma conjunta, executando tarefas sem envolvimento de humanos. Além disso, os robôs-cupins criaram ferramentas de comunicação dos movimentos realizados por todos. Hoje, 10 anos depois, vemos a importância no estudo e como a robótico evoluiu em larga escala.

Quando o Apple Watch era só promessa

Em 2014, o Apple Watch foi anunciado e virou uma grande promessa tecnológica. Lançado no ano seguinte, o dispostivo tornou-se o mais vendido do mundo logo após o lançamento com milhões de unidades nos pulsos pelo mundo. Prático e feito para complementar o uso do iPhone, o relógio já tem cerca de 10 versões (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, SE e Ultra). Dez anos depois, muitas funcionalidades foram adicionadas, como GPS, conexão com redes sociais e chamadas, e segue sendo um item de desejo mundial.

Continua depois da publicidade

Leia também

Adultos não pegam piolho? Entenda se é mito ou verdade

Todo mundo tem uma pinta no braço esquerdo? Entenda