Soluções inovadoras criadas durante a pandemia por empreendedores catarinenses se mostraram importantes após o período de crise e isolamento. Com o risco sanitário, as pessoas evitavam sair de casa ou encontrar pessoas fora do seu círculo mais próximo de familiares ou amigos. E essa foi a motivação da criação de duas empresas no Estado, agora em plena expansão.
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Uma delas é a Ahoy Serviços Expressos, que oferece limpeza de casas ou apartamentos, um “Uber da Faxina”. A empresa foi criada em maio de 2021 por três sócios que tinham como objetivo realocar profissionais no mercado de trabalho durante a crise.
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Principalmente no início da pandemia, muitos trabalhadores – a maior parte mulheres – foram demitidos de seus empregos ou tiveram cancelamento de faxinas até que o isolamento passasse, comprometendo a renda dessa parcela da população. Lucas Zequinão, que trabalhava como gestor de uma empresa de serviços de limpeza, logo percebeu esse cenário e pensou em montar uma plataforma fácil, prática e segura para auxiliar faxineiros e faxineiras que estavam sem emprego.
– Durante a pandemia, vi muitas pessoas sendo desligadas, então procurei uma maneira para que fosse possível colocar de volta essas pessoas no mercado – conta Zequinão, sócio e um dos fundadores da Ahoy.
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Agora, a empresa com sede na capital catarinense amplia as atividades para novos municípios e quer focar no público-alvo empresarial durante o período que atrai milhares de turistas ao estado. Presente nos municípios da Grande Florianópolis, o aplicativo começa a funcionar também no Vale do Itajaí.
Projeto em expansão
O desenvolvimento do aplicativo iniciou ainda em 2020, durante o começo da crise sanitária. Com cerca de um ano e meio de operação, a expectativa era ter 60 clientes nos primeiros meses, mas a plataforma já ultrapassou dois mil usuários, além de 150 profissionais cadastrados. Hoje, além do consumidor final, para faxina em casa, o foco é voltado a quem disponibiliza serviços de locação via Airbnb, sendo um facilitador com etapas necessárias dentro de um app.
– Para esse público, a gente gera muito valor porque conseguimos atender várias chamadas, com bastante disponibilidade de horários. Por exemplo, anfitriões com 10 ou 20 imóveis, nós atendemos muito bem. No próximo verão, vamos tanto ajudar as diaristas a ganharem tanto dinheiro quanto os empreendedores – reforça o sócio da startup.
Franquias em todo o país
Outra empresa fundada no início da pandemia foi a Fast4umarket, criada na capital catarinense. A companhia disponibilizou aos moradores e funcionários de condomínios uma opção de compra em um Home Market.
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Daiane Vanoni, CEO e fundadora Fast4umarket, conta que, como no início da pandemia as pessoas não queriam sair de casa ou enfrentar o risco de ser contaminado no supermercado lotado, a ideia era trazer produtos para dentro do condomínio. Com uma loja física dentro da unidade, os itens podem ser adquiridos por meio de um totem de pagamento e aplicativo, sem interação pessoal com um colaborador.
– Comecei a implantar a venda a partir de aplicativo sem atendimento no local. No início, os estabelecimentos começaram a fechar, então tive essa ideia para não haver aglomeração de pessoas. Em seis meses, havia mais de dez lojas – relata.
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Em apenas dois anos, a rede já possui mais de 350 lojas espalhadas pelo país, em 16 estados. O sucesso foi tanto que Vanoni abriu uma rede de franquias e uma segunda sede em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, região estratégica para franqueada.
– A pandemia serviu para tirar medo do consumidor de ter um espaço dentro do condomínio. Conforme foi disseminado, as pessoas começaram a entender o modelo de negócios.
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Primeira empresa a implantar esse modelo em Santa Catarina, agora ela mira em outras frentes, como lojas fora do condomínio, abertas ao público, mas sem atendentes. A primeira será em Joinville, com lançamento previsto em dezembro.
A companhia possui 12 funcionários para operar e atender toda a rede. No mês passado, Fast4umarket lançou modelos “pocket”, voltados a condomínios pequenos. Há três meses, iniciou os atendimentos para espaços comerciais. Além disso, realiza parcerias com construtoras, que oferecem espaço como argumento de venda.
Saiba mais sobre a inovação catarinense em Gestão de Valor, no NSC Total.
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