Para quem exagerou na comida, fazer uma limpeza intestinal pode ser a solução para retomar a sensação de bem-estar. Após o excesso, a dieta exige alguns cuidados. De preferência, a ideia é que evite-se produtos industrializados, dando lugar a frutas e outros alimentos saudáveis a fim de uma melhor absorção nutricional. Veja, então, alguns dos alimentos que ajudam a limpar o intestino.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O que devo comer para limpar o intestino

Continua depois da publicidade

Laranja

Rica em Vitamina C, a laranja favorece a digestão e reforça as defesas do organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, é fonte de cálcio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o bagaço da laranja auxilia para o bom funcionamento intestinal.

Maçã 

Consumir uma maçã por dia ajuda na digestão, modera o apetite, controla o colesterol, previne alergias e irritações físicas. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã, a fruta evita a formação de cálculos e auxilia na limpeza do sangue. 

Abacaxi

Assim como a laranja e a melancia, o abacaxi possui bastante água, o que ajuda a manter a hidratação do corpo. Além de fibras e da vitamina C, a casca do abacaxi contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão de proteínas

Continua depois da publicidade

Cereais

Neste caso, prefira sempre cereais integrais e fuja dos industrializados. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição, esse alimento contém antioxidantes, proteínas e lipídios, além de vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais.

Iogurtes

Os probióticos, em geral, favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. Iogurtes, assim como os leites fermentados, ajudam a fazer esse detox intestinal.  

Limpar o intestino frequentemente possui riscos

Embora a limpeza intestinal possa trazer benefícios, não deve ser feita com frequência. Além disso, laxantes não devem ser utilizados sem prescrição médica. O uso excessivo de práticas de limpeza pode levar a um desequilíbrio e a perturbações na flora intestinal natural. 

Continua depois da publicidade

Importância do acompanhamento médico

Manter uma alimentação balanceada, com produtos naturais, é sempre a melhor opção. Quando há exagero nas refeições, uma dieta voltada para limpeza de toxinas do corpo pode ser a solução para recuperar o bem-estar. Em casos de constipação grave, o melhor a fazer é procurar um profissional de saúde. Somente a orientação médica adequada pode tratar as causas e os sintomas. 

Leia mais

5 informações sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica

6 receitas de comida japonesa para fazer em casa

Aprenda a fazer “Marido Gelado” e outros doces com nomes inusitados