Se a festa do Oscar do ano passado foi embalada por dois hits entre as cinco canções indicadas – a vitoriosa e ainda onipresente Let It Go (Frozen – Uma Aventura Congelante) e Happy (Meu Malvado Favorito) , a cerimônia de 2015, no próximo domingo, terá trilha sonora mais discreta. Entre as cinco concorrentes, apenas uma é de uma produção com destaque na lista de principais concorrentes. E, mesmo assim, dos menos badalados: Selma – Uma Luta Pela Igualdade, indicado também a melhor filme.

Continua depois da publicidade

A estatueta de melhor canção original é entregue desde a sétima edição do Oscar, realizada em 1935. E já premiou sucessos antológicos (que você pode relembrar após conhecer as cinco músicas concorrentes desse ano). Além de exigir ineditismo, a Academia costuma listar entre os indicados até dois compositores por canção, mesmo que esta tenha mais autores creditados

Lost Stars (Mesmo se Nada Der Certo)

A balada romântica de Gregg Alexander e Danielle Brisebois pontua o filme sobre um casal de músicos que tenta a sorte em Nova York: ele (Adam Levine, astro da banda Maroon Five) faz sucesso e abandona a garota (Keira Knightley). Embora a música tenha versões na voz de Keira e de Levine, tudo indica que caberá a ele apresentá-la na cerimônia do Oscar. Quem dirige é John Carney, ex-músico que assinou Apenas uma Vez, ganhador do Oscar de melhor canção em 2008, com Falling Slowly.

Continua depois da publicidade

I?m Not Gonna Miss You (Glen Campbell: I?ll Be Me)

Documentário sem previsão de estreia no Brasil que tem como personagem Glen Campbell, grande ídolo da música country americana, hoje com 78 anos. Em 2011, ele foi diagnosticado com Alzheimer e decidiu enfrentar a doença percorrendo os EUA com uma turnê de despedida. I?m Not Gonna Miss You (composta em parceria com Julian Raymond) é sua última gravação em estúdio e foi registrada em janeiro de 2013 especialmente para o documentário. O filme conta com imagens de arquivo e depoimentos de artistas como Paul McCartney e Bruce Springsteen.

Glory (Selma: Uma Luta Pela Igualdade)

Nome de destaque na música pop americana, John Legend apresenta com o rapper Common (ambos coautores da canção) a faixa presente no filme sobre o líder americano Martin Luther King Jr., figura emblemática na luta pelo direitos civis dos negros. Glory combina elementos do gospel, do soul e do hip hop e já ganhou o Globo de Ouro de melhor canção, entre outros prêmios, o que faz dela potencial favorita na categoria.

Grateful (Além das Luzes)

Ainda inédita no Brasil, esta produção conta a história de uma jovem cantora (vivida por Gugu Mbatha-Raw) que vira estrela pop – aos moldes de Beyoncé. Ela não lida bem com a fama e se envolve com um policial que faz sua segurança – tipo Whitney Huston em O Guarda-Costas. No filme, a atriz dubla Grateful, composta por Diane Warren e gravada por Rita Ora. Jovem cantora nascida no Kosovo e criada na Inglaterra, Rita foi apadrinhada pelo casal Jay Z – Beyoncé.

Continua depois da publicidade

Everything is Awesome (Uma Aventura Lego)

A Academia de Hollywood esnobou esta ótima animação, que sequer foi indicada em sua categoria – o reconhecimento foi feito por, entre outras premiações, a vitória no Bafta, a principal premiação do cinema britânico. A faixa dançante com forte apelo junto ao público infantil colocou na disputa o compositor Shawn Patterson. No filme, é interpretada pela dupla de indie rock canadense Tegan and Sara e também por Joshua Bartholomew and Lisa Harriton, dois de seus coautores, sob o nome Jo-Li.

Veja como estão os prêmios prévios ao Oscar

Leia todas as notícias de cinema em Zero Hora

Relembre algumas músicas vencedoras do Oscar de melhor canção

1940 – Over the Rainbow (O Mágico de Oz)

1962 – Moon River (Bonequinha de Luxo)

1970 – Raindrops Keep Fallin’ on My Head (Butch Cassidy)

1972 – Theme from Shaft (Shaft)

1982 – Arthur’s Theme (Best That You Can Do) (Arthur, o Milionário Sedutor)

1986 – Say You, Say Me (O Sol da Meia Noite)

1988 – (I’ve Had) The Time of My Life (Dirty Dancing – Ritmo Quente)

Continua depois da publicidade

1994 – Streets of Philadelphia (Filadélfia)

1998: – My Heart Will Go On (Titanic)

2001 – Things Have Changed (Garotos Incríveis)

2008 – Falling Slowly (Apenas Uma Vez)

2013 – Skyfall (007 – Operação Skyfall)

2014 – Let it Go (Frozen – Uma Aventura Congelante)

Leia as críticas dos principais indicados ao Oscar:

Selma

A Teoria de Tudo

O Jogo da Imitação

Birdman

Boyhood

O Grande Hotel Budapeste

Foxcatcher

Whiplash