Duas questões pesaram para a negociação de venda do Hospital Santa Catarina de Blumenau não avançar. Conforme apurado pelo Santa, a unidade fez algumas exigências quanto à manutenção das filantropias e de parcerias com outros prestadores de serviços. Sem consenso, as conversas foram encerradas e o foco no plano de ampliação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Os rumos sobre grupos interessados na aquisição começaram em 2021 e sempre foram tratados com discrição pela União Paroquial Luterana, proprietária do hospital. O presidente da unidade, Adelino Sasse, faz questão de frisar que o HSC Blumenau nunca esteve à venda, mas surgiram interessados e a direção sentou para conversar com duas redes. Porém, nenhuma negociação foi fechada.

— Tem algumas coisas que para a Igreja Luterana são fundamentais. Ela quer saúde para a comunidade. Então há aspectos que não abrimos mão, como a parceria com a Unimed, cuidar das clínicas que estão dentro do hospital e do corpo clínico. Então se isso não estivesse claro e transparente, a gente nunca faria negócio. Isso com certeza foi relevante para não avançar com nenhum negócio — pontua Sasse.

O aspecto social seria outro fator que pesou na balança. Atualmente, o HSC Blumenau faz atendimentos gratuitos fruto de parcerias de filantropia com a prefeitura e também entidades, como Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae e Cerene, e não quer interromper essa prestação de serviço.

Continua depois da publicidade

Foco na ampliação

O diretor diz que o foco da unidade está na ampliação, com a entrega de 15 novos leitos nos próximos dois meses e também a abertura de mais salas de cirurgia. Além disso, deve ser discutido na prefeitura em setembro o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para construção de um prédio de 19 andares, na esquina das ruas Amazonas e Araranguá.

Com 103 anos de fundação, o Hospital Santa Catarina de Blumenau acaba de se tornar o número um do Brasil no ranking dos melhores lugares do país para se trabalhar, segundo o prêmio Great Place to Work 2023. O reconhecimento fez com que a instituição ultrapassasse, inclusive, o renomado Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Leia mais

Casarão histórico no Centro de Blumenau está à venda por R$ 8 milhões; veja fotos

Pais levam filho a aulas para continuar estudos e bebê encanta a turma em SC