Na quarta-feira, vai ao ar o primeiro programa dos candidatos a prefeito de Florianópolis. As coligações tentam manter sigilo, mas o Diário Catarinense conversou com os políticos e marqueteiros para saber o que o eleitor verá na televisão.

Continua depois da publicidade

A propaganda eleitoral graituita na TV será exibida até o dia 4 de outubro, sempre de segunda a sábado em duas edições: das 13h às 13h30min e das 20h30min às 21h. No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h30min e das 12h às 12h30min. Nas segundas, quartas e sextas o horário é dos candidatos a prefeito e nas terças, quintas e sábados dos candidatos a vereador.

Ordem do primeiro programa dos candidatos a prefeito

_ Elson Pereira (PSOL)

Continua depois da publicidade

Coligação: Frente de Esquerda (PSOL e PCB)

Tempo: 1 minuto e 47 segundos

Marqueteiro: não tem

Aposta: focar na formação do candidato em planejamento urbano

Estrutura: um cinegrafista contratado, a produção é feita por militantes.

Elson Pereira começou a gravar os programas há cerca de dez dias e sua primeira impressão é que precisa ser muito criativo para conseguir passar uma mensagem ao eleitor em pouco mais de um minuto e meio. Deste modo, a estratégia vem sendo apostar na inovação e objetividade para enfocar três pontos: que é uma candidatura que se diferencia das outras; não é apenas crítica, mas propositiva; e que o candidato tem formação na área em que a cidade mais precisa, que é planejamento urbano. Elson conta que a produção toda vem sendo feita por militantes e a ideia é explorar as bandeiras do partido, como a democratização das políticas públicas e reestabelecer a capacidade planejadora da Prefeitura da Capital.

_ Janaina Deitos (PPL)

Chapa: PPL

Tempo: 1 minuto e 40 segundos

Marqueteiro: não tem

Aposta: apresentar as propostas do partido que participa de sua primeira eleição

Estrutura: gravado em estúdio alugado, com produção de militantes

O Partido Pátria Livre (PPL) participa de sua primeira eleição e a propaganda política será uma forma de apresentar a sigla e suas propostas à população. Por isso, segundo o presidente estadual do partido, Fabiano Deitos, os primeiros programas serão dedicados à apresentar a candidata e o PPL. Para Deitos, 1 minuto e 40 segundos será tempo suficiente para mostrar as propostas e projetos da chapa. Diferente dos maiores partidos, o PPL não trará “megaproduções”, mas apostará em uma linguagem mais direta para conseguir chegar ao eleitor. Além dos programas para prefeito, Janaina também deve aparecer no horário reservado aos vereadores. Para gravação, foi alugado um estúdio e todo o roteiro e estratégias estão sendo feitos dentro do partido, por militantes.

_ Angela Albino (PC do B)

Coligação: Avança Florianópolis (PC do B, PT, PR, PRB, PRP, PT do B)

Tempo: 7 minutos e 34 segundos

Marqueteiro: Marcelo Brandão

Aposta: mostrar que o apoio da presidenta Dilma será essencial para Florianópolis crescer com inclusão

Continua depois da publicidade

Estrutura: produção feita por agência

Angela vem gravando programas há cerca de duas semanas. A estratégia é captar bastante material antes da campanha “esquentar” para evitar atropelos futuros. Divididos entre cenas em estúdio e externas (na rua), a estratégia é mostrar a candidata como mulher e profissional “determinada, firme, democrática e acolhedora”. Ao longo dos programas, a ideia é avançar dentro dos eixos do programa de governo que envolvem mobilidade, segurança, saúde, educação e meio ambiente. Na TV, Angela deve manter, pelo menos de início, a mesma estratégia que vem adotando nos debates, ou seja, uma postura mais neutra. Além disso, outra marca será afirmar que a candidatura, por abrigar Nildomar Freire (PT) como vice, conta com o apoio do governo Dilma, o que pode se reverter em dinheiro e obras para a cidade. Nesta lógica, lideranças petistas devem dividir espaços com Angela na programação e a maior aspiração é contar com uma participação da presidente Dilma.

_ Gean Loureiro (PMDB)

Coligação: Florianópolis ainda melhor (PMDB, PSL, PTB, PDT, PTN, PMN)

Tempo: 7 minutos e 11 segundos

Marqueteiro: Vilfredo Gomes

Aposta: focar nas realizações da administração Dário Berger e mostrar que a cidade irá melhorar ainda mais

Estrutura: produção feita por agência

O publicitário Vilfredo Gomes conta que os primeiros programas irão apresentar Gean e o vice Rodolfo Pinto da Luz (PMDB), já que os dois seriam mais desconhecidos do eleitoral pelo fato dos concorrentes diretos (Angela e César) já terem disputado o cargo de prefeito. O mote da campanha será o mesmo que Gean vem repetindo nos debates e entrevistas: já fizemos muito e vamos fazer ainda mais. A ideia é apresentar o que foi feito pela atual administração e os pontos em que o candidato pretende avançar, com imagens externas mostrando pontos considerados positivos da gestão, como as policlínicas, escolas infantis e os elevados. Desta forma, o prefeito Dário Berger (PMDB), o principal cabo eleitoral de Gean, tem presença garantida nos programas, assim como as principais lideranças peemedebistas. As gravações começaram no último dia 12 e Vilfredo explica que o trabalho está em ritmo acelerado, mas que não se pode adiantar muitos os programas. Segundo ele, a campanha é “um processo vivo” e o andamento vai depender muito de como os outros candidatos vão agir.

Continua depois da publicidade

_ Gilmar Salgado (PSTU)

Chapa: PSTU

Tempo: 1 minuto e 40 segundos

Marqueteiro: não tem

Aposta: defender uma administração feita por trabalhadores e para os trabalhadores

Estrutura: produção feita por militantes e pela agência que já trabalhou com o partido em 2010

Usando a criatividade. É assim que o PSTU pretende conseguir passar suas mensagens ao eleitor em apenas um minuto e 40 segundos. Segundo Gilmar Salgado, a ideia é fazer uma campanha mais crítica, inclusive questionando a desigualdade de tempos entre os candidatos. Mas, a base dos programas deve ser mesmo as bandeiras defendidas pelo PSTU, principalmente no que se refere a investimento público na educação, saúde e transporte coletivo. O candidato afirma que que mostrar que está na hora de Florianópolis ser “governada pelos trabalhadores e para os trabalhadores”, formando conselhos populares para definir onde investir o orçamento da prefeitura. Como apoio, também serão utilizadas vinhetas e jingles da direção nacional.

_ César Souza Júnior (PSD)

Coligação: Por uma cidade mais humana (PSD, PP, PSB, PSC, DEM, PSDB, PSDC)

Tempo: 10 minutos e 7 segundos

Marqueteiro: Fábio Veiga

Aposta: mostrar que a cidade vem crescendo sem planejamento para o futuro

Estrutura: produção feita por agência

César Souza Júnior vem gravando há cerca quase 15 dias e diz que já conta com bastante material adiantado. Segundo ele, o principal investimento é na “naturalidade”, evitando excessos de produção para mostrar o candidato como “ele realmente é”, sem grandes interferências de iluminação e maquiagem. A tendência é que o candidato siga a mesma estratégia que vem adotando, se colocando como o contraponto à atual administração, criticando o crescimento desgovernado e a falta de planejamento. A criação dos programas está a cargo de Fábio Veiga, responsável pelas campanhas de Dário Berger e Raimundo Colombo, mas César afirma ter participado de toda a concepção da campanha. Além de César, o vice João Amin (PP) deve ter presença garantida nos programas. A ex-prefeita Angela Amin (PP) também deve aparecer e a dúvida fica por conta de uma possível aparição do governador Raimundo Colombo (PSD).