As crianças sobram em curiosidade quando conhecem um ambiente novo repleto de animais diferentes que até então elas apenas tinham ouvido falar. Enquanto os monitores do Projeto Tamar explicam os detalhes das tartarugas marinhas, a criança interrompe, ergue o dedo e pegunta. Na maioria das vez, dúvidas que qualquer um teria, mas que deixa passar.
Continua depois da publicidade
Por que as tartarugas são animais importantes?
As tartarugas marinhas têm um importante papel regulador do ambiente marítimo. São responsáveis por comer muitas águas-vivas, esponjas e algas, evitando que a população desses seres fique em excesso. Também são presas de diversos animais como raposas, formigas, lagartos, falcões, abutres, gaivotas, fragatas, polvos, peixes, orcas, focas. Principalmente na época da desova, quando milhares de filhotes deixam seus ovos sob areia e correm para o mar.
Poluição do mar
Continua depois da publicidade
Elas também comem muito lixo. A ingestão daquela sacola plástica que alguém deixou à beira do mar, e uma onda levou, é facilmente confundida por água-viva ou entra em decomposição junto com algas no fundo mar. Dessa forma, pode terminar dentro da barriga de uma tartaruga-marinha, deixando-a com o intestino preso e se sentindo saciada. Não comerá mais e morrerá lentamente.
Quanto tempo ficam embaixo da água?
As tartarugas marinhas podem passar até 8 horas imersas na água, para então subir e buscar ar pela boca. Suas narinas funcionam para expelir água, caso ela seja ingerida em excesso. Portanto, quando uma delas fica presa em redes de pesca e não consegue emergir, morrerá afogada.
Projeto Tamar em Florianópolis, triplica o movimento de visitantes no verão
Quão grande ficam e quanto vivem?
As tartarugas marinhas vivem em média de 80 a 90 anos, e não séculos como a tartaruga surfista do desenho animado Procurando Nemo, tanta expectativa de vida apenas em animações. O tamanho e peso variam conforme a espécie e idade dos animais, a maior delas é tartaruga-de-couro. Presente no Oceano Atlântico, ela pode chegar até 900kg e um casco de 2 metros de comprimento.
Continua depois da publicidade
Como são pegas as tartarugas do Projeto Tamar?
As tartarugas que estão em exposição nos centro de visitantes são criadas em cativeiro desde que nasceram. Quando ocorre a desova, muitos filhotes ficam soterrados na areia e morreriam antes mesmo de chegar ao mar. Alguns desses são recolhidos e passam a ser criados nos centros de visitantes para educação ambiental. Além desses animais que os visitantes podem ver, há outras tartarugas selvagens em recuperação por alguma doença ou ferimento, que quando estão saudáveis são devolvidas à ao oceano.
Elas mordem?
Ah, sim. Elas mordem apesar de não ter dentes. E não é uma mordida fraca. A força de pressão do seu bico é comparada a de crocodilos e pode cortar dedos e mãos humanas fora.
Quantas tartarugas estão no Tamar em Florianópolis?
10 (3 de tartarugas-de -pente, 1tartaruga-oliva, 3 tartarugas-verdes e 3 tartarugas-cabeçuda).