Um fato que chamou a atenção nos dados divulgados pelo IBGE nesta semana é que as dez cidades menos populosas do Estado são do Oeste Catarinense: Santiago do Sul, Lajeado Grande, Flor do Sertão, Paial, Presidente Castello Branco, Jardinópolis, Tigrinhos, Barra Bonita, Macieira e São Miguel da Boa Vista.

Continua depois da publicidade

Todas tem menos de dois mil habitantes e todas perderam população de 2015 para 2016. De acordo com o diretor de Planejamento da Secretaria de Planejamento do Estado, Luiz Carlos Mior, foram 100 municípios que perderam população e um dos fatores é o êxodo dos jovens do meio rural.

Um motivo pela qualificação e oferta de empregos no meio urbano. Outra pela mecanização que exige menos mão-de-obra no meio rural. Mior afirmou que cinco Associações de Desenvolvimento Regional perderam população: Quilombo, Lages, São Lourenço do Oeste, Seara e Dionísio Cerqueira.

Estado tem projeto para reativar economias nas pequenas cidades

A partir de outubro a Secretaria de Planejamento fará reuniões nas 12 regionais com menores índices de desenvolvimento. O objetivo é reunir representantes do poder público, universidades, federações e Sebrae, para identificar as vocações regionais.

Continua depois da publicidade

De acordo como diretor de Planejamento do Estado, Luiz Carlos Mior, a partir disso serão tomas ações para agregar valor e dinamizar a economia. O BRDE já anunciou que vai aplicar 20% dos recursos nessas regiões. Também está sendo formatada uma linha de microcrédito específica para essas regiões.