É provável que você já tenha visto alguma prova olímpica ou já tenha torcido em alguma Olimpíadas. Porém, há fatos que por vezes ficam escondidos atrás da glória dos atletas e que você talvez não saiba. Por isso, selecionamos 5 curiosidades olímpicas que você pode ou não conhecer que existem. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre os esportes ou sobre a disputa mundial de cada um deles.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O fato é que as curiosidades foram selecionandas através da pesquisa em sites especializados, que possuem a missão de registros os acontecimentos curiosos do esporte. Além disso, mostramos brevemente, por meio das curiosidades, que a disputa de Olimpíadas envolve diversos fatores além dos que são realizados na prova. Há dados também que comprovaram o maior ou menor investimento na área pelos países e também há informações que podem até despertar o interesse pela área.
Continua depois da publicidade
Confira a seguir as 5 curiosidades olímpicas que você pode não saber que existem
O maior medalhista tem 75% a mais medalhas
O país que mais ganhou medalhas é os Estados Unidos. Pela tradição norte-americana nos esportes, você pode achar essa curiosidade um pouco óbvio. Mas, o que você talvez não saiba é o número total de medalhas olímpicas: mais de 2,5 mil medalhas, até Tóquio 2020. A Rússia fica no segundo lugar, com um pouco mais de 1,5 mil medalhas. Ou seja, os norte-americanos possuem, em média, 75% a mais medalhas do que o segundo maior país do ranking.
Quando os mascotes surgiram?
As mascotes Olímpicas são uma parte fundamental dos Jogos, mas nem sempre foi assim. A presença dos mascotes, em diferentes formatos e estilos, acontece nas edições dos Jogos Olimpícos somente desde 1968.
Continua depois da publicidade
O vencedor da maratona “desaparecido”
Imagine tornar-se um medalhista de ouro nas Olimpíadas e, depois, “desaparecer”. Essa é a história de Michel Theato, um corredor de maratona luxemburguês, ganhou a maratona em Paris em 1900, mas logo depois não competiu mais e não sabe-se para onde teria ido. O fato é que pouco sabemos quem ele era, como treinava ou preparava-se.
Equipe de vários países
Atletas que precisam sair do seu país ou enfrentam conflitos territoriais, por exemplo, podem competir nas Olimpíadas formando uma espécie de equipe de vários países. Além desta formação, os atletas podem competir no time de refugiados, que estreou nas Olimpíadas do Rio em 2016.
Medalha de ouro que não é de ouro
Embora seja um recurso natural que ainda não está extinto, o ouro possui quantidades limitadas – e bem caras – pelo mundo. Por isso, desde 2010, as medalhas de ouro não são feitas exclusivamente de ouro. Na verdade, são feitas de prata em sua grande parte e possui revestimento do metal mais caro e sofisticado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Os times de futebol mais buscados no Google nos últimos 20 anos