Cidades coloniais, desertos, povoados de uma rua só; fogos de artifício, fiestas, tequila, sombrero, siesta, esqueletos dançantes, festa dos mortos, o colorido de Frida Kahlo. O México evoca muitas imagens vívidas na nossa imaginação. E a realidade faz jus à expectativa. O país é uma grata surpresa para os viajantes e um destino para aguçar os nossos sentidos.

Continua depois da publicidade

Viajar para lá é garantia de uma experiência cheia de magia, cor, sabores e culturas. Quem for conhecerá cidades recheadas de grandes riquezas culturais e belezas naturais, verá cores intensas contrastando com os sete tons de azul do mar caribenho e sentirá aromas bem particulares da apimentada culinária.

A cultura e a história do país são grandes atrativos. Suas civilizações pré-hispânicas construíram alguns dos grandes monumentos arqueológicos do mundo, desde as imponentes pirâmides de Teotihuacán até os requintados templos maias. Já a era colonial espanhola deixou belas cidades cheias de praças arborizadas e igrejas de pedra ricamente esculpidas. O México moderno nos brinda com uma onda de grandes artistas, como Diego Rivera e Frida Kahlo, museus de primeira classe e uma infinidade de galerias espalhados pelas ruas.

A casa de Frida Kahlo. Foto: Clarisse Linhares, arquivo pessoal

Continua depois da publicidade

No coração da experiência mexicana está o povo. Em um universo extremamente diversificado, de hipsters até o mais tímido nativo de origem indígena, todos amam as cores e as fiestas. E já está na filosofia popular que o tempo não é mais importante do que a simpatia. Raramente você vai encontrar algum mexicano descortês. Eles são sempre positivos e sorridentes e sabem como agradar e conquistar os visitantes.

Os mexicanos estão cientes dos muitos problemas que o país enfrenta, mas têm orgulho de ser mexicanos – de uma terra de aspectos únicos, de ligações familiares fortes, de cidades belas e feias, de tradições profundamente enraizadas. Eu garanto: uma vez lá, o seu coração será capturado por esse país.

A capital

Para um roteiro colonial e cultural, o ponto de partida é a fascinante Cidade do México, capital que está localizada na área central do país e que respira cultura. O Palácio Nacional, o Palácio de Belas Artes, a Catedral Metropolitana datada de 1573, o Museu da Antropologia, o Passeio de La Reforma – considerado a espinha dorsal da cidade -, o Zócalo, coração da cidade Asteca e atual, valem a visita. Um almoço no bairro de Polanco, um dos mais descolados e frequentados por celebridades e políticos, deve estar na sua programação. Uma dica imperdível: passeio de balão sobre as pirâmides de Teotihuacán, uma das maiores cidades da Mesoamérica. É possível ver o sol nascer admirando as duas grandes pirâmides que dominam o cenário: a do Sol e a da Lua.

O interessante Zócalo, coração da Cidade do México. Foto: Clarisse Linhares, arquivo pessoal

San Miguel de Allende

A próxima parada é em San Miguel de Allende, considerada por mim a mais charmosa das cidades coloniais mexicanas. É o lugar perfeito para explorar as galerias de arte, os ateliês e passear pelas ruelas de casas coloridas. O mercado de artesanatos – famoso mundialmente por ter mais de 500 anos – é uma atração à parte.

Continua depois da publicidade

Guanajuato

Pertinho da Cidade do México fica a encantadora Guanajuato, capital do Estado de mesmo nome. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é uma cidade da época colonial situada em um pitoresco vale, rodeado pelas montanhas da Serra de Guanajuato. Fundada em 1559, é debruçada sobre ricas jazidas de ouro e prata e tem lindos e opulentos prédios coloniais, com ares europeus e centenas de becos de pedras que sobem e descem a ladeira.

Leia também

Razões para amar Puerto Vallarta, no México

Conheça a Pacific Crest Trail, trilha percorrida no filme “Livre”

O México de Jack Kerouac

Los Cabos, no México, atrai celebridades pelas suas belezas naturais

Capital do México e seus arredores oferecem ao visitante cultura, diversão, história e religiosidade

Cholula e Puebla

No caminho para Puebla, é possível visitar um dos cartões postais mais impactantes do México: a vista fantástica do vulcão Popocatéptl na área de Cholula. Cholula é um pedacinho daquele México que você vê nos filmes de Hollywood, com ruas poeirentas pulverizadas de igrejas barrocas cobertas com mosaicos e ruas enfeitadas com bandeirinhas. Já Puebla é surpreendente por não haver muitos turistas, o que sempre faz com que a experiência seja mais autêntica.

*Clarisse Linhares é viajante profissional. Atua há 10 anos no projeto Viajando com Arte, em que ela e a sócia, Mylene Rizzo, levam pequenos grupos para lugares inusitados em roteiros exclusivos