— Rebeca Andrade, ela é a que mais me assusta — disse a ginasta Simone Biles no em O Retorno de Simone Biles, documentário que mostra sua recuperação após desistir de várias provas em Tóquio 2020. Nas Olimpíadas de Paris 2024, as duas estrelas se enfrentam em cinco finais da ginástica artística. Nesta matéria, relembre o histórico das atletas comparados nesta edição dos Jogos.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Quadro de medalhas de Paris 2024
Simone Biles é considerada, atualmente, a melhor de todos os tempos na ginástica artística. A brasileira Rebeca Andrade é a única que consegue bater de frente com a americana.
Continua depois da publicidade
Rebeca Andrade e Simone Biles se classificaram para as mesmas finais da ginástica artística, nas provas de salto, trave, solo, individual geral e final por equipes. Coincidentemente, as duas ficaram fora somente das barras assimétricas.
Compare as notas de Rebeca Andrade e Simone Biles nas classificatórias
Salto
- Rebeca Andrade: 14.683
- Simone Biles: 15.300
Trave
- Rebeca Andrade: 14.500
- Simone Biles: 14.733
Solo
- Rebeca Andrade: 13.900
- Simone Biles: 14.600
Individual geral
- Rebeca Andrade: 57.700
- Simone Biles: 59.566
Final por equipes
- Brasil (Andrade): 166.499
- Estados Unidos (Biles): 172.296
Apesar de Rebeca Andrade ter se destacado nas classificatórias da ginástica artística feminina, ela ficou atrás de Simone Biles em todas as provas. Enquanto a americana foi líder no solo, salto e individual geral, a brasileira ficou em segundo. Na trave, Biles assumiu o segundo lugar, e Andrade, o terceiro.
Continua depois da publicidade
Os novos saltos
Rebeca Andrade homologou um novo salto para as Olimpíadas de Paris 2024, um Yurchenko com tripla pirueta (YTT), cuja nota de dificuldade é de 6,0 pontos. Se ela executá-lo na final, o salto será nomeado em sua homenagem, já que nenhuma atleta jamais conseguiu fazê-lo em competições.
O único salto que supera o grau de dificuldade do YTT é o Biles II, com nota de 6,4. A americana já é experiente em executá-lo, mas o novo truque de Rebeca aumenta a pressão na final da prova. Para passar a americana, Rebeca terá que acertar o YTT perfeitamente, um exercício que nunca fez em competições, além de precisar contar com um tropeço de Biles.
“Ouro só sai se Biles errar”, diz técnico da Rebeca
— Agora, não tem estratégia nenhuma, a média que a Biles faz só vai acontecer (da Rebeca ganhar) se acontecer como no Mundial, de a Biles poder errar. Ela está saltando cada vez melhor — disse o técnico de Rebeca Andrade, Francisco Porath.
Apesar de Rebeca Andrade não ser a favorita nas provas, a disputa será acirrada, e o nível técnico é mais alto do que nunca.
Continua depois da publicidade
Confira a agenda completa das finais em que Rebeca Andrade e Simone Biles vão se enfrentar:
Onde assistir: A TV Globo, sportv e globoplay transmitem sempre as principais competições do dia, incluindo as finais da ginástica artística.
- 30/07 (terça-feira) – 13h15min (horário de Brasília) – Final por equipes
- 01/08 (quinta-feira) – 13h15min (horário de Brasília) – Individual geral
- 03/08 (sábado) – 11h20min (horário de Brasília) – Salto
- 05/08 (segunda-feira) – 7h38min e 9h23min (horário de Brasília) – Trave e solo
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.