Avaí, Chapecoense e Figueirense guardam trunfos para serem colocados na mesa e seguirem em busca do primeiro lugar na classificação do Campeonato Catarinense 2019. Os três postulantes entram em campo neste fim de semana com motivos para, pelo menos, prolongar a disputa. A dupla da Capital tem os ameaçados times de Tubarão pela frente, enquanto o Verdão do Oeste jogará em casa contra o Brusque, quem também ocupa o G-4. Este jogo, que fecha a 15ª rodada, pode decretar a classificação matemática da Chape às semifinais.
Continua depois da publicidade
AVAÍ
Disputa interna
As mexidas nas escalações e as experimentações estão perto do fim no Leão da Ilha. O técnico Geninho sinalizou que está prestes a "fechar" a formação para o início da Série A do Campeonato Brasileiro, que começa em um mês, e pretende utilizá-la a partir das semifinais do Catarinense. Ele ainda vai dar oportunidade a alguns atletas, entre eles, o recém-chegado Jonny Mosquera (foto), volante colombiano que desembarcou em Florianópolis na semana passada.
O momento de definição dos 11 vai motivar os atletas dentro de campo. Na partida deste sábado, contra o Tubarão, mais novidades podem aparecer, como Pedro Castro atuando na armação, e outras aparições por conta de poupados. É que a partir deste fim de semana o Avaí vai ter uma sequência de pelo menos cinco partidas em duas semanas. Depois do Tubarão, encara o Brusque (quarta), Chapecoense (domingo), Vasco (dia 10, pela Copa do Brasil), e na sequência faz o jogo da semifinal do Catarinense – espera ficar em primeiro na classificação para enfrentar o quarto colocado.
PRÓXIMO JOGO
Avaí x Tubarão
Sábado, às 18h, na Ressacada
Continua depois da publicidade
FIGUEIRENSE
Semana para treinar
Nas duas ocasiões em que teve a semana para treinar, sem compromissos com jogos do Catarinense ou da Copa do Brasil (que não disputa mais), o Figueira se deu bem. Na primeira brecha no calendário, a equipe engatou duas vitórias seguidas (sobre Hercílio Luz e Boavista-RJ). Em novo período dedicado aos treinamentos, o time voltou a campo para vencer o Tubarão, no sábado de Carnaval. Retornar com um novo triunfo é o que a equipe precisa para seguir na briga pela liderança – e se refazer da invencibilidade perdida no último domingo, na derrota para o Joinville.
O tempo faz tão bem ao Alvinegro que o técnico Hemerson Maria pôde preparar o retorno do zagueiro Alemão no jogo deste domingo, contra o Hercílio Luz, no Sul de Santa Catarina. O jogador perdeu o equivalente a um turno por causa de lesão muscular e vai reaparecer na equipe. O comandante ainda pôde observar os também recuperados Alípio e Matheus Lucas, que tiveram período de titularidade. O time toma forma para a reta final do Estadual e início da Série B do Campeonato Brasileiro, e acrescenta no repertório novas jogadas quando tem tempo para trabalhar.
PRÓXIMO JOGO
Hercílio Luz x Figueirense
Domingo, às 16h, no Anibal Costa
CHAPECOENSE
Ânimo renovado
O Verdão do Oeste não pôde desfrutar do meio de semana livre para se dedicar aos treinamentos como os adversários diretos pela liderança. Em compensação, tem razões para chegar motivado para o duelo diante do Brusque, no fechamento da 16ª rodada. Antes de a bola rolar, vai saber se a liderança do Catarinense estará ao alcance e o que será preciso para conquistá-la. Além do triunfo sobre o Criciúma pela Copa do Brasil, an quarta-feira, os jogadores vão mostrar trabalho ao novo técnico. Ontem, Ney Franco foi confirmado como novo treinador (leia mais na página ao lado).
Mesmo que ele esteja na área técnica na Arena Condá, o treinador vai acompanhar a partida no estádio. A chegada de novo comandante geralmente reflete em mais disposição dos jogadores em campo. Outro fator para tal é a confiança elevada com o triunfo no meio de semana. A equipe fez um bom primeiro tempo, sofreu o empate parcial e foi buscar a vitória no fim da partida. No entanto, passar sufoco até os últimos instantes não é uma preferência chapecoense diante do Brusque.
Continua depois da publicidade
PRÓXIMO JOGO
Chapecoense x Brusque
Domingo, às 18h, na Arena Condá