Qual é a melhor maneira de vencer um medo?
– De frente! – apressa-se em responder a professora aposentada Hercília Dealtina Votri, 70 anos. Quem a vê cheia de saúde e confiança, com estantes forradas de troféus e medalhas que conquistou na natação, não acredita que um dia ela teve pavor até de pequenas poças de água. Quando tinha seis anos, caiu num rio e quase se afogou.
Continua depois da publicidade
Só recorda de ter se debruçado sobre a água “para tentar pegar peixinhos prateados”. Meio século depois, quando se aposentou, decidiu que já era hora de superar o trauma de infância. Há 14 anos, armou-se de maiô e coragem para encarar uma aula de natação, no Colégio Elias Moreira. Mas o começo não foi nada tranquilo.
– A professora mandou que todos se jogassem na água. Não consegui. Tremia muito – conta.
Chegou a ouvir comentários desanimadores dos colegas.
Continua depois da publicidade
– Diziam que eu estava gastando tempo e dinheiro….
Mas ela não desistiu. Venceu o medo, entrou na água e não só aprendeu a nadar como começou a disputar provas.
– A professora sugeriu que eu competisse para perder o medo de vez – explica, deixando claro que o incentivo vinha de dentro dela mesma a de fora da piscina, em especial do marido Valmor e da filha Georgeane.
– Lembro de ouvir as pessoas batendo palma – recorda.
Começava ali uma grande paixão pela antes inimiga água. Quem é do ramo da natação e conhece dona Hercília sabe que não é fácil vencê-la dentro da água.
As mais de cem medalhas que ganhou a enchem de orgulho, mas sua principal vitória foi ver que tinha força de vontade para superar o medo e ganhar mais saúde e novos amigos a partir da natação. Para quem tem medo de alguma coisa na vida, ela dá um conselho:
Continua depois da publicidade
– Não deixe de tentar. O caminho até a vitória pode ser longo, mas é muito compensador.
Entusiasmada com o vídeo que gravou para o AN.com.br, esta jovem de sete décadas brinca com seu próximo desafio: participar do Big Brother Brasil.
Você duvida?