Um dos principais festivais de criatividade, inovação, tecnologia, música e cinema do mundo, o SXSW vem apresentando, desde a última sexta-feira, novidades em todas essas áreas. Separamos as cinco coisas mais loucas e interessantes que foram mostradas em Austin em 2015.
Continua depois da publicidade
O que vai bombar no SXSW deste ano
Marcos Piangers: me impressiono de 10 em 10 minutos no SXSW
1. Diretor do Google explica a utilidade dos erros
Continua depois da publicidade
A palestra de Astro Teller, o diretor do Google X (braço da gigante tecnológica voltada a experimentos e inovações, responsável, por exemplo, pelo Google Glass), foi basicamente uma grande aula sobre a importância de falhar. Sob sua tutela, o Google lançou para o mundo o Google Glass, apresentou carros que não precisavam de motorista para andar e tornou público um projeto de cercar o planeta com balões de ar quente para transmitir wi-fi mundialmente. Grande parte desses projetos foram considerados erros, mas Teller explicou, na palestra, que “nós estamos fazendo coisas que, no futuro, serão 10 vezes melhores” e que a ideia é botar os produtos na rua, identificar os erros rapidamente e melhorá-los novamente em laboratório. Ou seja, espere 10 anos e é possível que você esteja usando aquele óculos inteligente do qual você tanto zombou. Dá para saber mais sobre a palestra de Astro Teller nesta matéria do The Verge.
2. Na première do filme dirigido por Ryan Gosling, teve pedido de casamento
Na primeira exibição do filme Lost River, a estreia de Ryan Gosling como diretor, uma anônima foi a estrela do evento cinematográfico. Durante a entrevista coletiva do diretor e dos atores do filme, ela não fez uma pergunta às estrelas, mas pediu a namorada em casamento. Foi ovacionada pela plateia e parabenizada pela equipe do filme. Sobre a película: já criticada em Cannes, teve o mesmo retorno no SXSW. O site Consquence of Sound deu nota D+ e disse que “o filme não sabe o que quer e nunca decide”. Para saber mais sobre o pedido de casamento, leia esta matéria da Cosmopolitan.
3. Fundador do BuzzFeed questiona: quem precisa de um site?
“if you can push content out to the edges, you could have a much bigger audience.” @peretti #sxsw pic.twitter.com/iu2BY1oTwb
Continua depois da publicidade
– Ashley McCollum (@McCollumAshley) 16 março 2015
Jonah Peretti, um dos fundadores do BuzzFeed, deu palestra no SXSW e falou sobre o eterno embate que sites de conteúdo travam com as redes sociais. Indo contra a visão geral dos grandes veículos de conteúdo e notícias, Peretti defendeu que as empresas devem disponibilizar seus conteúdos onde os consumidores estão – ou seja, publicar diretamente no Facebook, no Twitter e no Pinterest, sem se importar com a quantidade de pessoas que realmente vão clicar no link e contar acessos ao seu site. É uma opinião polêmica, já que uma das grandes entradas de dinheiro nessas empresas é a publicidade (normalmente calculada pelo número de acessos). A solução, segundo Peretti, seria investir em artigos patrocinados, em vez de banners e selos de patrocinadores.
Leia mais sobre a palestra de Jonah Peretti nesta matéria do Mashable.
4. Brasileiros invadem o SXSW
Nunca foi tão grande a participação dos brasileiros no SXSW. Em 2015, pelo menos 14 artistas vão fazer shows no festival e 59 empresas vão apresentar suas novidades. A revista Variety chegou a fazer uma matéria falando sobre a importância do país para o festival e vice-versa. Nesta terça-feira, os gaúchos da Apanhador Só fizeram um show de 45 minutos no festival, publicado na íntegra no YouTube:
5. Exposição de Game of Thrones
Um dos lugares mais disputados do SXSW é a exposição do seriado Game of Thrones. Além de ter a oportunidade de sentar no tão disputado trono, os fãs podem brincar com a espada do seriado em um mural interativo. O colunista de ZH Marcos Piangers está lá e fez um vídeo na exposição.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o que está sendo dito por pessoas do mundo todo sobre o SXSW nas redes sociais: