O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (22) os dados sobre cor e raça da população brasileira segundo o Censo 2022. Os números mostraram um crescimento no número da população que se declara parda, preta ou indígena na comparação com o levantamento anterior, de 2010.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Santa Catarina, uma das novidades foi o fato de o Estado ter a menor proporção de pretos na população em todo o país. No total, 4,07% dos habitantes de Santa Catarina se autodeclararam pretos, enquanto a média no país foi de 10,2%.
Apesar disso, alguns municípios se destacam por ter a maior proporção de pretos na população. O maior percentual foi de Capivari de Baixo, no Sul do Estado, com 10,75% dos moradores tendo se autodeclarado pretos. Em seguida, aparecem Urupema, na Serra Catarinense, e Santiago do Sul, no Oeste, o menor município do Estado.
Quando considerados também os moradores que se autodeclaram pardos, que fazem parte da população negra, Calmon, no Oeste catarinense, tem o maior percentual do Estado desse grupo populacional, com 52,74%, seguido por Timbó Grande (47,9%) e Cerro Negro (45,9%).
Continua depois da publicidade
Confira na galeria abaixo as 20 cidades com maior proporção de pretos na população segundo os dados do Censo 2022.
Cidades com maiores percentuais de pretos na população em SC
Leia também
Santa Catarina é o Estado com menor proporção de pretos na população, aponta censo 2022
SC recebeu mais de R$ 54 bilhões em repasses do governo federal em 2023