A Defesa Civil estadual confirmou a ocorrência de um tornado na cidade de Itá, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (16). A formação do fenômeno foi observada pelas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó e, segundo as estimativas do equipamento, a velocidade dos ventos superou os 100 km/h, o que corrobora com os relatos e imagens das dezenas de árvores torcidas e arrancadas na região.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme a Defesa, um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do Grande Oeste, provocadas pela atuação de uma frente fria na Região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que vem do Norte. Em Seara, município vizinho, também foram relatadas quedas de árvores.

Veja quais rodovias de SC estão interditadas por conta das chuvas nesta quinta-feira

O Radar Meteorológico de Chapecó registrou a aproximação das tempestades, já por volta da meia-noite. Segundo a Defesa Civil, as imagens dos radares meteorológicos apresentaram uma assinatura de tornado. Imagens dos radares mostram ventos com intensidade forte e rotação, características deste fenômeno.

Continua depois da publicidade

Com as imagens, o órgão estadual confirmou a formação de um tornado por volta da 1h, entre os municípios de Seara e Itá.

Veja fotos do fenômeno

Leia mais

Chuvas de até 250 mm e alto risco de alagamentos deixam Santa Catarina em alerta até sábado

VÍDEO: Rio transborda e água da chuva invade parque no Oeste de SC