Sob o clima de Natal, a tradicional árvore começa a ser montada na Avenida Beira-Mar, no Centro de Florianópolis. Desde a última terça-feira, funcionários estão preparando a armação que receberá a decoração, que ainda esta em confecção em um barracão no Bairro Barreiros, em São José. De acordo com o responsável, o carnavalesco e artista plástico Carlos Alberto Schneider, a inauguração está prevista para segunda-feira, dia 17, às 19h.

Continua depois da publicidade

Serão 30 metros de altura, da base até a ponta da estrela. O cone metálico vai virar árvore após receber 35 mil microlâmpadas brancas e vermelhas, 800 metros de corda luminosa, 2 mil metros de festão verde (uma espécie de pinha feita com garrafas pets), iluminados por dentro por 10 refletores em vapor metálico verde. Escalados na estrutura estarão 30 reproduções do personagem principal da festa: o Papai Noel. Serão bonecos de tecido em tamanho natural, que vão ajudar a decorar a árvore, que conta com efeito de iluminação sequencial.

Há 20 anos decorando o Natal da Capital, por meio de processo licitatório da prefeitura de Florianópolis, Carlos Alberto promete surpresas para a população.

– Esta é diferente de todas, pois todos os anos a gente busca renovar. A cada ano ela tem um efeito de luz diferente – contou ele, que faz questão de lembrar que não esteve envolvido na decoração da polêmica árvore de 2009.

Continua depois da publicidade

Além da árvore na Avenida Beira-Mar, o Terminal de Integração Central (Ticen) vai receber portais de led, nas cores azul e branco. Luminárias nas principais vias da cidade completam a decoração pública deste ano.