O Natal já se aproxima e a maioria das casas já está decorada para as festejos natalinos. árvore de Natal, pisca-pisca, enfeites e luzes nas portas, janelas e telhados tudo é atrativo para os pets que acabam vendo as peças decorativas como brinquedos. Quem tem cachorro e gato em casa precisa ter atenção redobrada com a decoração, alerta o médico veterinário Jorge Morais.
Continua depois da publicidade
— As bolas de vidro, por exemplo, devem ser evitadas, principalmente por quem tem cães, pois eles podem ingerir os fragmentos em caso de quebra.
O veterinário, que é fundador da rede Animal Place, acrescenta que em caso de ingestão é importante procurar ajuda profissional.
— A atitude mais recomendada é procurar o veterinário mais próximo. Objetos pequenos ou cortantes são os mais perigosos, podendo causar asfixia ou perfurações e levar o animal a óbito.
Para quem faz questão da árvore, Morais dá algumas dicas.
Continua depois da publicidade
— Para evitar a aproximação dos cães, basta montá-la em cima de móveis, por exemplo. Os gatos, no entanto, não possuem essa limitação, por isso é preciso ter um pouco mais de paciência — aconselha.
Alguns sprays usados para afastar os gatos de móveis possuem um odor que é desagradável para os felinos e evita que eles arranhem essas peças. O líquido pode ser usado também para afastar o pet da árvore de Natal.
— Nem sempre funciona, mas vale fazer uma tentativa! — alerta o veterinário.
Outro item que pode ser perigoso é o pisca-pisca.
— Os fios elétricos devem ficar fora de alcance, pois o pet pode levar choque, se queimar e até se enforcar — adverte Morais.
O ideal, segundo ele, é deixar a fiação no alto e fixá-la bem. Donos de gatos devem observar também a disposição dos móveis.
Continua depois da publicidade
— Recomendo checar a posição de prateleiras, estantes e outros mobiliários para evitar que eles facilitem o acesso do animal aos fios. Na dúvida, opte por guirlandas ou objetos pesados e maiores para não serem engolidos ou derrubados — orienta.
Filhotes precisam de maior atenção com a árvore de Natal pois costumam ser mais ativos, por isso o ideal é optar pelos enfeites pesados ou fixados no alto.