Em vez das tradicionais luzes natalinas, a população de Jaraguá do Sul terá um final de ano recheado de atrações culturais. Sem dinheiro para investir na decoração, a Prefeitura com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se uniram para promover um Natal encantado. O grande diferencial deste ano será a ajuda da comunidade para enfeitar a árvore de Natal jaraguaense, na Praça Ângelo Piazera.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::

Até 20 de dezembro, a praça central será palco de apresentações em homenagem à época, que começam todos os dias às 19 horas. Para aproximar a comunidade, o presidente da CDL, Eduardo Siegfried Schiewe, destaca a ideia das pessoas decorarem a árvore de natal, que será filmada 24 horas por dia para mostrar todo o processo de montagem.

– A árvore terá cerca de quatro metros e a própria população pode decorar. Teremos uma equipe que irá organizar os enfeites pela árvore, porque não tem como as pessoas alcançarem o topo da árvore – explica.

Continua depois da publicidade

A CDL foi a responsável pela locação da pequena decoração natalina e a Prefeitura pela montagem dos enfeites. Além da árvore de natal, há Papai Noel de cinco metros na praça Ângelo Piazera. Em quatro cruzamentos da cidade, mensagens de natal serão colocadas. As crianças dos bairros São Luís, Figueira e Rau irão receber a visita do trenó do papai Noel, o automóvel fará passeios pelas áreas. Segundo o presidente, a intenção que os lojistas e a própria população enfeitem seus estabelecimentos e suas casas para deixar a cidade em clima de festas.

– É um momento em que as pessoas precisavam de uma motivação para ajudar o país como todo por causa da situação econômica. Trabalhamos tanto para não tem um final de ano com clima de festa. Mas com a ajuda de tudo poderemos fazer a diferença – destaca.

Por causa do cenário econômico brasileiro, a Prefeitura decidiu não contribuir com a verba para a data. Segundo o diretor de turismo da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME), Fenisio Pires Junior, o valor para decorar e iluminar a cidade ficaria em torno de R$ 400 mil, mas que a administração não tem essa verba disponível.

Continua depois da publicidade

– Preferimos não dar nada a dar o insuficiente para decorar Jaraguá do Sul. Se investíssemos R$ 40 mil em luzes, não teria um efeito bom por causa do tamanho da cidade. Então, nossa alternativa foi as atrações culturais – revela.

Horário do comércio

Na semana passada, foi decidido o horário do comércio em Convenção Coletiva do Trabalhador. A partir do dia 5 deste mês, as lojas passam a atender em um horário especial. Nos sábados, será das 8h30 às 17 horas. Já nos domingo, será das 16 horas às 20 horas. Durante a semana, as lojas abrirão das 8h30 às 20 horas.

Na semana do Natal, do dia 21 ao dia 23, as lojas funcionam das 8h30 até as 21 horas. No dia 24, os estabelecimentos irão funcionar até às 13 horas. Nos dias 25, 26 e 27, as lojas estarão fechadas.

Continua depois da publicidade