Quem chega na área externa do Museu da Cerveja de Blumenau não fica alheio a ela. Não só pelo tamanho da imponente figueira, mas por um detalhe que desperta a curiosidade: a árvore tem bolsas de soro espalhadas pelo tronco, como se estivesse em um hospital a céu aberto. Foi a alternativa encontrada para mantê-la saudável. O tratamento especial tem dado resultados e desde o último fim de semana a centenária virou também atração de Natal ao ser enfeitada com 350 metros de luzes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Se a figueira do biergarten do Museu da Cerveja pudesse falar, contaria todas as mudanças que um pedaço importante do Centro de Blumenau passou. Em fotos feitas em 1914 a planta já estava lá, gigante ao lado do Clube Náutico América. Atualmente, a árvore tem mais de 20 metros, diz o arborista e responsável pelos cuidados dela, Flávio Mendes.

Desde janeiro ele acompanha a árvore para entender quais são as necessidades da planta. As ações de cuidado já foram desde o diagnóstico até podas estudadas e tratamentos no solo. As bolsas de soro penduradas se conectam ao caule. Flávio explica que a técnica de endoterapia vegetal está diretamente ligada ao xilema, uma espécie de “artéria da árvore”, e facilita a aplicação de vitaminas necessárias para a manutenção da planta.

A figueira não foi ignorada em nenhum momento pela administração do museu. Tanto que o projeto arquitetônico inicial previa cinco lojas na parte de fora do imóvel. Porém, para isso, uma parte importante da árvore teria de ser cortada. Os gestores recuaram e decidiram manter apenas três dos cinco estabelecimentos, priorizando a companheira centenária. Agora, a figueira embeleza e traz muita sombra ao deck do museu.

Continua depois da publicidade

Figueira no século passado
Soros que “alimentam” árvore com vitaminas

Atração de Natal

Dentro desse objetivo de valorização da figueira, a centenária vive um momento especial ao se tornar uma das atrações do Natal da cidade. A árvore foi decorada com mais de 200 metros de cordões de Led e mais 150 metros de luzes, além de 150 enfeites gigantes. Chamada de árvore encantada, ela fica disponível para visitação todos os dias — inclusive aos domingos e feriados — até as 22h.

A visitação é gratuita e a árvore está localizada na Rua XV de Novembro, 160, no Centro. O biergarten fica aos fundos do Museu da Cerveja, com acesso gratuito e vista para o Rio Itajaí-Açu. No espaço há lojas de produtos regionais como cachaças, doces e embutidos, além de um espaço dedicado aos chocolates produzidos no Vale. A degustação de cervejas regionais também ocorre no local.

Figueira virou atração de Natal. Foto: Ricardo Kaun, Divulgação.

Leia mais

Envio de drogas por correspondência em Balneário Camboriú leva dois à prisão

Criminosos trancam funcionárias em banheiro e roubam dinheiro de loja em Blumenau