A dupla de artistas performáticos Ward Shelley e Alex Schweder está passando dez dias em uma espécie de “roda de hamster” gigante criada em Nova York, nos Estados Unidos. Na instalação giratória de 25 metros de altura, feita de madeira e chamada de “In Orbit”, eles comem, dormem e fazem as necessidades fisiológicas.
Continua depois da publicidade
Os artistas ficam empoleirados em extremos opostos da roda, 180 graus um do outro, e devem coordenar cuidadosamente seus movimentos. A intenção é mostrar que “Nós todos temos que trabalhar juntos para obter sucesso através da rotina diária”, dizem os artistas em vídeo.
Quando se caminha, o outro tem que caminhar na direção oposta. Quando se para, o outro deve parar.
– É realmente uma exploração do que significa para colaborar. É uma exploração da confiança entre duas pessoas -, explica Schweder durante o dicumentário em vídeo (veja abaixo).
Continua depois da publicidade
A roda é equipada com camas estreitas, cadeiras, mesas, frigorífico, cozinha rudimentar e um banheiro químico (com tela de privacidade).
– Nós estamos vivendo em uma grande roda que é essencialmente um apartamento de dois quartos -, diz Schweder.
Os artistas dizem que sabiam que a vida na roda seria difícil e estão tentando se manter mentalmente fortes até que possam voltar à terra firme.
Continua depois da publicidade
– Dez dias é um número que você pode segurar em sua mente e fazer contagem regressiva. É como ser dito para ficar no canto, quando você é uma criança – comenta Shelley.
O artista ainda diz que quando quer fugir da rotina desgastante, dorme. Ambos são amarrados com cintos de segurança. Inclusive as peças que constituem a roda.
Assista ao vídeo documentário do projeto: