Na manhã desta quinta-feira (24), um dos assuntos mais comentados do Twitter foi a tag “Tire o título”, mobilizada por artistas de diferentes ramos. A campanha busca incentivar os adolescentes que completam 16 anos até outubro a fazerem o documento e votarem nas eleições.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Entre os nomes mais engajados que buscaram alcançar o público, está a cantora Anitta, que nesta manhã alcançou o Top 2 de músicas mais escutadas do Spotify Global. A artista escreveu que só vai tirar foto com fãs maiores de 16 anos se eles apresentarem a foto do título de eleitor.
Vamos lá galera… que vocês ficam falando “Anitta faz alguma coisa” mas não dá pra salvar o país sozinha não. Vamo coçar o saco vocês também..faz esse título de eleitor aí logo..a gente muda o presente, eu viro top 1, a @BruMarquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
Então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor.
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022Continua depois da publicidade
Utilizando um meme do BBB 20, que viralizou nas últimas semanas nas redes sociais, a atriz Bruna Marquezine compartilhou os posts da cantora com os 10 milhões de seguidores que a acompanham no Twitter.
bora galera adolescentes https://t.co/JsL2B5LQKT
— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) March 23, 2022
Conforme informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 10% dos jovens dessa faixa de idade fizeram o título. A porcentagem representa o número mais baixo já registrado pelo órgão nas últimas três décadas.
Para o incentivo ao voto nas eleições presidenciais, que ocorrem em outubro, o TSE promoveu no dia 16 de março um “tuitaço”, com o objetivo de movimentar a internet e alcançar os 88 milhões de brasileiros conectados.
Como diz a música Top 2 da Anitta, veja outros artistas que decidiram se “Envolver” no incentivo ao voto jovem:
Continua depois da publicidade
O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.
— Juliette (@juliette) March 23, 2022
Meus amores deixa eu falar uma coisa muito séria com vocês! Estamos em ano eleitoral e uma notícia me deixou muito preocupada, estamos com o PIOR índice de jovens de 16-17 anos com título da história! Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título
— Giovanna Ewbank (@gioewbank) March 23, 2022
Hoje é um bom dia pra lembrar, principalmente os adolescentes que me seguem, que é de extrema importância tirar o título de eleitor viu? O prazo é até 4 de maio. Vamos botar o cropped e reagir turma!
— LARISSA MANOELA (@larimanoela) March 24, 2022
Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rápidinho e o primeiro título dá pra tirar online: https://t.co/qC3g399gIK. Se vc tem 15 anos e completa 16 até outubro, já pode tirar tb!! https://t.co/5zPZpJRc0C
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) March 24, 2022Continua depois da publicidade
O @Casimiro falou, tá falado!
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ✏️ (@ubesoficial) March 24, 2022
Você que tem entre 16-18 anos, faça igual o Cazé, não vacile! TIRE O TÍTULO! #seligahein pic.twitter.com/3UWwDY8f2a
Veja o passo a passo para tirar o título de eleitor:
- Acesse o sistema TítuloNet
- Selecione a opção “não tenho” que está na guia “Título de Eleitor”
- Preencha todos os campos indicados com os dados pessoais
- Envie as quatro fotografias solicitadas para comprovar a identidade
- Acompanhe a solicitação pela guia “Acompanhar Requerimento”, informando o número do protocolo gerado na primeira etapa do atendimento
O prazo para tirar o título e participar das Eleições 2022, termina no dia 4 de maio.
e-Título
Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
Leia mais:
Anitta chega ao Top 2 do Spotify Global com música ‘Envolver’
Municípios de SC que tiverem vacina em estoque podem aplicar 4ª dose em idosos acima de 80 anos
Porsche e BMWs apreendidos em Balneário Camboriú apontam ligação com a máfia italiana